Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Projeto “Raízes Latinas” lança novo videoclipe com os mestres da guitarrada paraense

O projeto é fruto da amizade do mestre Nazaco Gomes com o produtor paranaense Gabriel Dietrich

Thainá Dias

Nesta sexta-feira (8) vai ao ar o novo vídeo clipe do projeto Raízes Latinas, em parceria com os mestres da guitarrada Aldo Sena e Curica. Criado em 2020, o projeto “Raízes Latina” é fruto da amizade do mestre Nazaco Gomes (percussionista e pesquisador de ritmos latinos, amazônicos e caribenhos) com o paranaense Gabriel Dietrich, que há quatro anos pesquisa e vive a música em Belém do Pará. O projeto Raízes Latinas se apresenta nesta sexta (8) em show de lançamento no Espaço Cultural Apoena, com discotecagem do DJ Me Gusta, a partir das 20h. No sábado (9) o show será no Vila Container, às 20h.

Segundo o produtor do projeto, Gabriel Dietrich, “o grande diferencial do ‘Raízes Latinas’ é que buscamos uma nova linguagem dentro da guitarrada. A ideia do mestre Nazaco quando começamos a pensar o projeto foi fugir tanto do padrão clássico da guitarrada, que conta com guitarra, baixo e bateria, quanto do padrão mais contemporâneo, com timbres e beats eletrônicos. O projeto busca destacar a percussão, e também a experimentação rítmica, com foco nos ritmos da Amazônia internacional, englobando ritmos da Colômbia, Vanezuela, Peru, Guiana, entre outros, e também ritmos caribenhos e africanos”, explicou.

As músicas do “Raízes Latinas” são resultado das melodias de Gabriel (fortemente influenciadas pelas guitarradas dos mestres paraenses), com os ritmos da extensa pesquisa do mestre Nazaco, gerando fusões incomuns mas com muito suingue, que navegam pelo universo sonoro amazônico-caribenho-afro-latino-americano. Buscando fugir tanto do padrão clássico quanto contemporâneo da guitarrada, o grupo procura revelar a sonoridade desse Brasil pouco conhecido, que se estende entre os rios, baías e furos da maior floresta do mundo, a Floresta Amazônica, e as combinações e influências musicais que só ocorrem aqui, pela grande proximidade com o caribe e os Andes.

Para Gabriel, “está sendo maravilhoso poder voltar aos palcos, que é nosso lugar de transcendência mesmo, nosso lar. O período da pandemia foi muito difícil, em diversos sentidos, e as sequelas disso ainda tão sendo sentidas. Afetou muita gente, financeira, física e psicologicamente. Estamos nesse esforço agora de colocar ‘o bloco na rua’ mesmo, fazer o ‘Raízes’ tocar e ressoar por aí. Esperamos que quem compareça possa aproveitar, preparamos esse show com intenção de colocar a galera pra dançar mesmo”, destacou o produtor.

Os timbres e estilos únicos dos músicos se encontram no cenário do mercado Ver-o-Peso, em um dia ensolarado, mostrando a riqueza e diversidade da maior feira livre da América Latina, e encerra-se ao pôr do sol na Feira do Açaí, em uma celebração à vida e à música entre bons amigos. O clipe tem direção, roteiro e produção por Gabriel Dietrich e direção de fotografia, montagem e edição por Paulo Favacho (Treme Filmes). O clipe contou com recursos da Lei Aldir Blanc.

Aldo Sena é um dos maiores guitarristas do Brasil, citado como influência por grandes nomes como Lucio Maia (Nação Zumbi) e Fernando Catatau (Cidadão Instigado). Natural de Igarapé-Miri- PA, começou sua carreira como músico profissional na capital paraense, Belém, no fim dos anos 70. Já o grande Mestre Curica é compositor, cantor e multi instrumentista. Considerado um dos maiores nomes da cultura popular amazônica, possui 56 anos de uma carreira brilhante.

 

Agende-se

Show de lançamento do novo clipe “Raízes Latinas”

Data: 08/04

Hora: 20h

Local: Espaço Cultural Apoena (Av. Duque de Caxias, 450 Altos - Marco, Belém - PA, 66060-024)

Palavras-chave

Cultura
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA