Projeto ‘Movimenta Pebas’ divulga mostra teatral e literária promovida pelos artistas de Parauapebas
Cinco peças teatrais foram criadas a partir da adaptação de contos do escritor mineiro Murilo Rubião e encenadas em vídeo
Unir teatro e literatura em prol da arte é um dos principais objetivos do projeto “Movimenta Pebas”, patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Já estão disponíveis as peças-vídeos criadas e interpretadas pelos artistas de Parauapebas que participaram da oficina “Como Adaptar Literatura para o Teatro”, promovida pelo projeto.
O projeto reúne em uma mostra virtual cinco trabalhos criados a partir de contos do escritor mineiro Murilo Rubião. “A menina mais bonita”, “Acaso”, “Três histórias”, “A versão de Bárbara” e “As Bárbaras” são peças curtas, realizadas em vídeo, que misturam drama e romance. As peças-vídeos podem ser vistas no YouTube do projeto.
VEJA MAIS
Segundo o ator, diretor e instrutor Tônico Ferreira, “o projeto é importante porque a gente consegue levar para a cena teatral artistas incríveis, que muitos nem estão mais aqui, mas nos envolve com a sua arte. Buscamos que o público possa sentir essa arte, que mexe, envolve e é uma experiência única”, destacou.
Durante as aulas, com base no desenvolvimento de técnicas da escrita, os mais de 30 participantes foram preparados para adaptar qualquer texto literário para o teatro. As instruções vieram de profissionais com vasta experiência no campo artístico: Gilberto Scarpa, diretor, roteirista e produtor de cinema; Tonico Ferreira, ator e diretor; André Amparo, diretor, produtor e roteirista; e Rodolfo Vaz, ator e diretor.
Tônico destacou ainda a importância da experiência na vida daqueles que participaram. “A gente vê essa oportunidade como uma válvula para ler obras maravilhosas. Um aprendizado emocional, artística e cultural agregados. Foi uma experiência que enriqueceu bastante todos os participantes. E ainda deixa uma grade muito válida no currículo”, concluiu.