Programação gratuita comemora o aniversário de 148 anos da Biblioteca Pública Arthur Vianna
São palestras, exibições de filmes, oficinas, contação de histórias, exposições artísticas, performances e diversas outras atividades
Um lugar com diversas expressões artísticas que se atravessam ao longo do tempo, onde o objetivo é não apenas guardar memórias, mas fazer com que elas se mantenham vivas. Este é o trabalho que vem sendo realizado há 148 anos pela Biblioteca Pública Arthur Vianna, que ao longo desta semana comemora seu aniversário com uma programação abundante em cultura, e totalmente gratuita.
A grade de eventos se divide entre os muitos espaços que compõem o complexo da Biblioteca no prédio da Fundação Cultural do Pará (Centur), como a Seção de Obras Raras, Fonoteca Satyro de Mello, Gibiteca, Brinquedoteca, Seção Audiovisual, auditório, entre outros. Também haverá programações especiais na Biblioteca Carmen Souza, no Espaço Curro Velho.
São palestras, exibições de filmes, oficinas, contação de histórias, exposições artísticas, performances, e diversas outras atividades em que a literatura atravessa outras formas de expressão artística.
Nesta terça-feira (26), inicia a mostra de cinema “Literar - ver com novos olhos”, com exibição de filmes adaptados de obras literárias. São duas sessões diárias, às 10h e às 15h. O primeiro filme exibido é “O Conde de Monte Cristo”, de Kevin Reynolds, adaptado do romance homônimo de Alexandre Dumas.
A mostra segue até a sexta-feira (29), com exibições de: “O Pequeno Príncipe”, quarta-feira; “Alice no País das Maravilhas”, quinta-feira; e “O Corcunda de Notre Dame”, na sexta-feira.
A terça-feira tem ainda atividades dedicadas ao público infantil, como a oficina criativa de confecção de livro artesanal “Circo e Poesia”, que ocorre das 9h às 11h e das 15h às 17h. Na sexta-feira, os pequeninos ganham ainda duas sessões de contação de histórias, de 9h às 11h e das 15h às 17h.
A programação que comemora o aniversário da Biblioteca Pública Arthur Vianna tem como objetivo não apenas celebrar a importância da instituição na manutenção da cultura no estado, mas de mostrar ao público o potencial do acervo que guarda.
Socorro Baía, coordenadora da biblioteca, enfatiza a importância da entidade para o conhecimento no estado. “A Biblioteca atende aos mais variados públicos, e vem ao longo dos anos atuando tanto na preservação dos acervos que guardam a memória da cultura regional, quanto se modernizando para atender as demandas advindas das novas tecnologias de informação e comunicação – como, por exemplo, a disponibilização do acervo digital de obras raras no portal da FCP”.
Todas as atividades são gratuitas, e seguem até a sexta-feira. A programação completa, com horários e mais informações, pode ser encontrada no site da Fundação Cultural do Pará.