Professoras lançam livro sobre práticas reflexivas e criativas na arte-educação
Mariana Marques Kellermann e Simei Santos Andrade reuniram uma série de trabalhos de pesquisadores Grupo Educação Lúdica

A forma de desenvolver atividades educativas por meio de ações lúdicas envolvendo os diferentes tipos de arte são objeto de estudo das professoras Mariana Marques Kellermann e Simei Santos Andrade. As professoras organizaram uma série de estudos no livro “Educação Lúdica: práticas reflexivas e criativas” do Grupo de Pesquisa Educação Lúdica, vinculado à Universidade Federal do Pará (UFPA). O lançamento do livro acontecerá neste sábado, dia 9, a partir das 18h, no Instituto de Ciências da Arte (ICA), localizado na Praça da República, ao lado do Teatro Waldemar Henrique.
A publicação que contou com a colaboração de vários educadores busca a divulgação da arte por meio de práticas reflexivas e criativas no âmbito escolar e não escolar, para crianças, jovens e adultos com destaque às pesquisas inclusivas, recreativas, artísticas e pedagógicas. As atividades lúdicas de natureza dinâmica e alegre propiciam o encontro de propostas metodológicas na busca da integração das linguagens artísticas.
O livro é composto por estudos e pesquisas sobre ludicidade nas diferentes áreas de conhecimento da arte, como dança, teatro, música, narrativas e animação. O Grupo criado em 2013 e coordenado pelas duas professoras, tem como objetivo investigar, refletir, descrever e desenvolver experiências metodológicas lúdicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar.
As autoras dividiram o livro em quatro partes que foram: ‘Dança-brincante’, ‘Cantando e Encantando’, ‘Contando o Mundo’ e ‘[Des]construindo a Brincadeira’. Em ‘Dança-brincante’, os artigos discutem a ludicidade como ferramenta em coreografias, em que jogos, brinquedos e brincadeiras são os indutores do corpo. Já na segunda parte ‘Cantando e Encantando’ estão reunidos os estudos sobre a música como elemento de inclusão. A terceira ‘Contando o Mundo’ traz o universo das narrativas orais e contação de histórias para o contexto escolar e não-escolar. Tudo a partir de um referencial teórico que estimula a imaginação, podem dar novos ou outros significados às narrativas.
Por último, em ‘[Des]construindo a Brincadeira’ mostra-se como a criatividade pode criar brinquedos a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos (embalagens plásticas), como por exemplo, a construção de bonecos utilizando elementos que seriam descartados, além de se pensar outras lógicas para o brincar dos alunos durante o recreio.
AGENDE-SE
Lançamento do livro “Educação Lúdica: práticas reflexivas e criativas”
Dia: sábado, dia 09
Horário: 18h
Local: Instituto de Ciências da Arte (ICA) – Praça da República - Av. Pres. Vargas, S/N – Campina (ao lado do Teatro Waldemar Henrique)
Entrada franca
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA