MENU

BUSCA

Por que a sexta-feira 13 é considerada um dia de azar? Entenda o significado da data

Histórias ligadas à religião, mitologia e monarquia francesa são associadas com a origem da data; confira

Paula Figueiredo

Pelo menos uma vez ao ano, a sexta-feira 13 aparece no calendário para o terror dos supersticiosos. Para muitos, a data pode não ter muito significado, mas para outros, carrega um dia de muito azar e repleto de más notícias. Pensando na polêmica em torno do tema, o oliberal.com explicou o que significada a sexta-feira 13 e a origem da data, confira.

VEJA MAIS

Qual a origem da sexta-feira 13?

Embora a origem oficial da superstição seja desconhecida, existem algumas histórias que giram em torno da data. Uma delas é ligada ao cristianismo, que aponta que na última ceia, Jesus teria se reunido com seus 12 discípulos, totalizando 13 pessoas à mesa. Entre eles, estava Judas, o seu traidor. Jesus morreu no dia seguinte, em uma sexta-feira. A tradição cristã ainda une a morte do líder em uma sexta-feira com o fato do número 13 ser a marca da besta, do anticristo, no livro do Apocalipse. Outra linha cristã também destaca que Adão e Eva teriam comido o "fruto proibido" em uma sexta-feira.


Origem na mitologia

Outra possibilidade surgida acerca do tema é a relação com à mitologia. Segundo a história nórdica, o Deus Odin teria realizado um banquete com 12 divindades. Loki, Deus da discórdia e do fogo, não havia sido convidado para a reunião e, ao ficar sabendo, armou uma confusão que terminou na morte de um dos convidados

Origem histórica

Outra explicação, associada à monarquia francesa, aponta que o rei Felipe IV sentiu seu poder ameaçado pela influência exercida pela igreja e, para tentar contornar a situação, tentou aliar-se à ordem religiosa dos Cavaleiros Templários, mas foi recusado. Com raiva, ele teria ordenado a perseguição dos Templários no dia 13 de outubro, uma sexta-feira

Gato preto e sexta-feira 13

A superstição em torno do gato preto vem de longa data. Na idade média, acreditava-se que os animais, por possuírem hábitos noturnos, eram bruxas transformadas em gatos. Por isso, existe a superstição que, ao cruzar com um gato preto, algo ruim irá acontecer. No século XV, o Papa Inocêncio VII chegou a incluir o felino na lista de seres hereges perseguidos pela Inquisição. No entanto, em outras culturas, os gatos pretos são venerados, pois são considerados invocadores de grande sorte.

(Estagiária Paula Figueiredo, sob supervisão de Tainá Cavalcante, editora web de OLiberal.com)

Cultura