CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Pesquisa detalha hábitos culturais dos brasileiros e importância para a saúde mental

O levantamento, feito através do Datafolha e Itaú Cultural abrange as atividades culturais presenciais e virtuais dos brasileiros nos últimos doze meses

Thainá Dias

O Itaú Cultural e o Datafolha realizaram uma pesquisa afim de levantar como está o cenário das atividades culturais presenciais e virtuais dos brasileiros nos últimos doze meses, além da perspectiva com a reabertura total dos espaços, após a diminuição da pandemia. A pesquisa foi aplicada em todas as regiões do país e ouviu homens e mulheres com idade entre 16 e 65 anos, integrantes de todas as classes econômicas.

Segundo o diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron, “começarmos a ter uma consistência história para nós é fundamental, determinante para poder oferecer ao sistema cultural brasileiro essas informações. E o nosso movimento precisa girar sempre em torno do espírito público. Não só para a imprensa, mas para todos de modo geral. A cada pesquisa vamos aprimorando, na medida em que vamos observando respostas que talvez não seja tão precisas mas quando vamos para campo, a gente melhora isso. Estamos muito felizes com essa pesquisa, que nos traz indícios bastante interessantes inclusive a esse ‘não retorno’ de algumas atividades culturais. Eu quero agradecer a todos pelo trabalho, nós não temos a abertura da pesquisa por estado, nós fizemos nessa onda uma lente maior no Rio de Janeiro e São Paulo e aumentamos a amostragem da pesquisa, temos mais de duas mil pessoas que foram abordadas. É uma amostragem bastante significativa que nos dá ainda maior precisão nos números e nas respostas das pessoas que foram ouvidas”, explicou o diretor.

Um dos principais pontos levantados pela pesquisa foram em relação a saúde mental dos brasileiros. Segundo o levantamento, as crises da saúde mental foram amenizadas com atividades culturais online, que ajudam a melhorar o bem-estar. O índice declarado de satisfação com atividades culturais aumentou e ficou em 60%, quinze pontos percentuais a mais que os 45% declarados na edição de 2021 da pesquisa. Para 48% dos respondentes, as atividades culturais online contribuíram para melhorar a qualidade de vida.

O levantamento mostrou ainda que cresceu o interesse por atividades culturais online. Pois há a sensação de diminuição de solidão. Assistir a filmes, por exemplo, foi a atividade cultural que mais proporcionou bem-estar aos entrevistados.

Já no campo das atividades presenciais que mais contribuíram para o bem-estar, a prática de esportes ocupa a primeira colocação para 57% dos entrevistados. Outras atividades de lazer como praia, piscina e zoológico vêm em seguida na menção de 35% da amostra. Atividades culturais ocupam a terceira posição nas atividades presenciais que produzem bem-estar, com 28% das menções. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA