Belém recebe Encontro Latino-Americano das Cidades Criativas da Unesco
Evento terá vasta programação cultural até sábado
Belém recebe o Encontro Latino-Americano das Cidades Criativas da Unesco, a partir desta quinta-feira, 3, até o sábado, 5. O evento gratuito promove o intercâmbio cultural, trazendo para esta edição os chefs da Colômbia, México, Panamá e Peru e de outras cidades criativas que irão demonstrar a cultura de suas localidades.
Haverá shows com com Dona Onete, Keila (Ex-Gang do Eletro), Lucinnha Bastos, Nazaré Pereira e outros; circuito de comidinhas, música e artesanato na Praça dos Estivadores; e mostra de cinema no Cine Olympia com a exibição de curtas paraenses. Outras atrações serão o Cooking Show (aula-show) de temperos paraenses no Bar do Parque e a mesa-redonda sobre design na Universidade da Amazônia (Unama).
Em 2015, a capital paraense recebeu o título de Cidade Criativas da Gastronomia, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em reconhecimento aos exclusivos ingredientes e sabores regionais. Com isso, passou a integrar uma rede internacional de 180 cidades de 72 países. O objetivo do Encontro Latino-Americano é incentivar a criatividade entre as cidades de países latinos, nas áreas da gastronomia, música, artesanato, design e cinema.
O circuito de gastronomia, música e artesanato vai reunir a cultura paraense e também das outras cidades criativas da Unesco convidadas - Paraty (RJ), Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), Curitiba (PR), Brasília, Salvador (BA) e Santos (SP) - , na Praça do Estivador, na sexta e no sábado.
Serão oferecidas aulas práticas de gastronomia com os chefs Paula Pires, Felipe Gemaque, Daniela Martins, Herlander Andrade, Saulo Jennings, Roberto Hundertmark e Tathiana Martins, do Pará; e Carolina Baracuhy e Paulo César, de outros estados; e Ian García e Carlos Humberto, do México; Isaac Villaverde, do Panamá; German Requejo, do Perú; Nayibe Angle Lopez, da Colômbia.
Também na Praça do Estivador, acontecem as atrações musicais gratuitas na sexta, a partir das 20 horas, com Keila, Lucinnha Bastos, Banda Pandora, Nazaré Pereira, DJ Bernardo Pereira e Serafim Martinez, da Bahia. E, no sábado, a partir das 17 horas, com Dona Onete, DJ Albery e Banda da Guarda Municipal de Belém.
Enquanto isso, no Cine Olympia, apresenta a mostra gratuita de cinema na sexta, das 14 às 16 horas, e no sábado, a partir das 16h30, com a exibição dos curtas "Ópera Cabocla", "Açaí com Jabá", "Chama Verequete" e "Cadê o Verde Que Estava Aqui?"
Aula-show
No Cooking Show, o chef santareno Saulo Jennings antecipa que vai preparar uma linguiça de ventrecha de pirarucu com jambu e também vai usá-la numa versão de "cachorro-quente tapajônico", feito também com vinagrete de feijão manteiguinha de Santarém, pão caseiro, catchup de tucupi e farinha de tapioca. "Na vida de paraense tem farinha até na história", brinca.
"A ideia é valorizar a nossa raiz, nossa culinária, nossos produtos locais e dividir conhecimento e experiência com as pessoas". Ainda, participam dessa aula-show os chefs Ian García, Carlos Humberto, Isaac Villaverde, German Requejo, Carolina Baracuhy, Paulo César, Nayibe Angle Lopez e o presidente do Instituto Atá, de Alex Atala, Roberto Smeraldi.
Já a mesa-redonda "A força do Design Gráfico na Economia Criativa" vai reunir a reitora da instituição, Maria Betânia Arroyo; José Akel Fares Filho, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil e da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem); a arquiteta e urbanista Fernanda Messias, de Brasília; e os designers gráficos Aulio Zambenedetti, de Curitiba, e Bina Jares, do Pará. Será no campus da Unama da Avenida Alcinco Cacela, às 16 horas.