MENU

BUSCA

Peças de Villa-Lobos retomam as "Quartas musicais", no Sindmepa

O show será às 19h30, no Sindmepa e faz parte das comemorações da Semana do Médico

Bruna Lima

A programação das "Quartas Musicais" realizada pelo Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa) volta ao modo presencial nesta quarta-feira (14) com a apresentação do músico Maurício Gomes, que vai mostrar peças clássicas de  Villa-Lobos, considerado o maior compositor brasileiro. O show será às 19h30, no Sindmepa e faz parte das comemorações da Semana do Médico. 

Após seis meses com transmissões ao vivo, o projeto Quartas Musicais volta a receber o público no cineteatro.  A retomada das atividades presenciais atenderá todas as medidas de segurança recomendadas pelas autoridades sanitárias do Estado, entre elas o uso obrigatório de máscara e público reduzido a 50% da capacidade. As apresentações do projeto, porém, seguem com as transmissões ao vivo pelo perfil do músico, @mauricio.gomes.violao, no Instagram.

Maurício Gomes homenageará o compositor Heitor Villa-Lobos com composições que representam cada ciclo do músico. Maurício interpretará 12 obras entre choro, prelúdios e estudos. "O tema foi sugerido pelo Sindmepa, mas as peças foram escolhidas por mim", explica Maurício.

Para a apresentação nas Quartas Musicais Mauricio optou por composições que integram as três fases e ciclos das obras de Villa-Lobos. “Villa-Lobos tem 25 peças para violão e gosto de todas. Resolvi, então, escolher algumas peças de seus três grandes ciclos. A obra de Villa-Lobos pode ser dividida em três fases e cada ciclo de obras para violão é bem representativo”.  

Sobre o compositor brasileiro, Maurício diz que conheceu o artista ainda adolescente. “Quando conheci a obra de Villa-Lobos eu tinha 13 anos, me interessei definitivamente pelo violão clássico. Ouvia os 5 Prelúdios e imaginava as paisagens do Rio de Janeiro”, relembra Maurício. “Villa-Lobos é considerado o maior compositor brasileiro de música clássica de todos os tempos, e certamente um dos mais importantes do século XX em todo o mundo”, acrescentou.

Maurício iniciou seus estudos de violão aos 12 anos. Hoje possui licenciatura em Educação Artística com habilitação em música pela UEPA; em violão, pelo Conservatório Carlos Gomes e Mestrado em Música pela Universidade de Aveiro, Portugal. Durante sua carreira participou de vários concursos, entre eles o “III Concurso Internacional José Tomás”, na Espanha, no qual ficou em 2° lugar. Desde 2015, é professor de violão e matérias teóricas do Conservatório Carlos Gomes.

“Será minha volta aos palcos. Fico muito feliz, tanto pelo retorno presencial do cineteatro como pelo meu retorno. Fiz várias lives neste período, mas sinto muita falta deste contato mais próximo com o público. Isso faz toda a diferença e tocar para as pessoas é a razão de ser do nosso trabalho”, expressou Mauricio Gomes.

Agende-se:
Quartas Musicais com Maurício Gomes
Local: Rua Boaventura da Silva, 999
Data: 14/10/2020
Hora: 19h30
Transmissão ao vivo: @mauricio.gomes.violao

Cultura