MENU

BUSCA

Novos parceiros do Projeto Circular diversificam atividades

TRADIÇÃO - Projeto que já contabiliza 28 edições amplia o número de parceiros nos bairros da Campina e Cidade Velha

Vito Gemaque

A população poderá conferir várias atividades gratuitas em mais uma edição do Projeto Circular Campina Cidade Velha. O evento chega a 28ª edição com novos parceiros, ampliando a rede de promotores de arte e cultura no Centro Histórico de Belém. As atividades acontecerão neste domingo, dia 6, das 8h às 20h, com 47 espaços confirmados e mais de 100 atrações para todas as idades. O bairro da Campina terá 20 espaços, na Cidade Velha serão 21 parceiros para circulação, mais cinco no bairro do Reduto e mais um nas imediações da Cidade Velha com Batista Campos.

Os novos parceiros “Espaço Quarador”, “Pimenta na Cuia”, “Casarão Ink” e “Mamma Brechó” trazem iniciativas voltadas para a promoção da gastronomia, música, moda, tatuagem e da economia criativa. A programação geral traz múltiplas opções que vão dos passeios pela cidade a ações em praças, oficinas, música, rodas de conversas e muito mais. Outra novidade é a volta do Mabe – Museu de Arte de Belém, que abre com exposição. Tudo em clima de Círio e os interessados podem conhecer os detalhes da programação no site (www.projetocircular.com.br) ou pelo aplicativo Circular, disponível para o sistema Android.

Neste sexto ano de projeto, o Circular está realizando oficinas que trabalham arte e memória, e prepara um fórum que será realizado de 21 a 23 de novembro. O projeto lança, ainda, em dezembro, após a sua última edição do ano, um documentário e o Mapa Afetivo da Cidade Velha.

O Fórum Landi realiza uma Feirinha pela primeira vez durante o Circular na sede da entidade localizada no Largo do Carmo, na Cidade Velha. Os frequentadores terão direito a uma visita guiada à maquete do centro histórico de Belém. A feirinha terá artesanato, sebo de livros, discos e CDs, comidinhas e outros objetos.

Entre as novidades, uma das dicas é para os amantes da tatoo. O Casarão Ink, estúdio de tatuagem e body piercing, localizado na Rui Barbosa, nº 500. Com quatro anos de atividades, o Casarão está aberto para aqueles que estão aprendendo a tatuar e mantém um espaço colaborativo para quem está interessado em expor sua produção artesanal. A iniciativa pretende qualificar o mercado de tatuagem na cidade, garantindo as melhores práticas para o setor que cresce na capital.

O estúdio de tatuagem começa a funcionar a partir das 10h com a exposição de flash arte exclusivos, com artes autorais prontas com valores acessíveis para tatuar. Durante o dia ainda vai acontecer o sorteio de uma tatoo no valor de 500 reais. No espaço também vão funcionar o Bar Circular e a Lojinhas Casarão, espaço para colaboradores realizarem a venda de seus produtos.

Alex Pantoja realiza a Oficina de Desenho para iniciantes, com participação livre para adultos e crianças a partir de oito anos. Às 16h, ao término das oficinas, acontece um bate papo com Saulo Figueiras, idealizador do Tatoo Day Pará, um dos principais eventos da área em Belém. Saulo vai falar sobre o mercado da tatuagem no Estado e como utilizar melhor as ferramentas das redes sociais e o marketing digital para os microempreendedores. A programação encerra às 18h, com MPB na apresentação de Pagu, na voz e no violão.

Cultura