MENU

BUSCA

No Carnaval, a festa é no interior do Pará

Folia indoor e com medidas sanitárias vai marcar a programação nos principais destinos

Bruna Dias / O Liberal

Enquanto ainda se debate a suspensão do calendário oficial de Carnaval em Belém, o interior do Estado se prepara para realizar seus eventos indoor, afinal, no Pará, Carnaval é  comemorado mesmo no interior. Esse ano os órgãos do governo não vão realizar qualquer evento público e de rua, mas os eventos privados e indoor seguem com a agenda concorridíssima, incluindo atrações nacionais.

O folião pode encontrar uma agenda lotada de programação entre os dias 26 de fevereiro e 1 de março nos pontos de encontro tradicionais do período, como Salinas, Cametá, Curuçá, Bragança, entre outros. Entre as atrações: Nattan, Felipe Amorin, Mari Fernandez, Zé Vaqueiro, João Gomes, Marcynho Sensação, Léo Santana, Parangolê e É O Tchan, já estão confirmados.

VEJA MAIS

“Em Cametá a programação também é cultural. Ao redor, tem vilarejos que possuem programações também. Pensa em um povo acolhedor, pessoas que estão sempre a dispor para brincar, a se respeitar, o que me chama a atenção, é a forma como são executadas as brincadeiras de um folião. É um modo bem simples, você reúne mais de dois amigos, um pacote de maisena ao lado e a cerveja gelada cooler. Pronto!! O bloquinho está pronto”, contou.

Os pais de Philipe são cametaenses, mas possuem origens da Vila de Curuçambaba. Desde os 13 anos ele frequenta o Carnaval de Cametá. “Moro em Belém, mas meus familiares são todos de lá. A cultura que vivemos aqui, praticamente é tudo de lá, como o mapará, açaí, camarão, até as brincadeiras com amigos. Cametá não é uma cidade perigosa”, destacou Philipe.

Além de curtir a programação de rua, o consultor de vendas também se prepara para os eventos que serão realizados no ambiente indoor.

No dia 3 de dezembro de 2021, foi publicado o  Decreto Nº 2.044, com orientações sobre as festas realizadas a partir daquele momento. Em decorrência da covid-19 e das orientações sanitárias, o Art. 9º diz que: “Ficam autorizados a realizar eventos em comemoração ao Carnaval apenas os Municípios que tiverem cobertura vacinal completa (duas doses ou dose única, dependendo do imunizante) igual ou superior a 80% (oitenta por cento) de sua população elegível para vacinas (acima de 12 anos de idade), de acordo com os dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização – Módulo Covids (SIPNI), cuja avaliação técnica e sanitária compete a cada Município”.

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa), disponíveis no Vacinômetro, mais de 73% de toda a população paraense está imunizada com duas dose

Agende-se

- Carnaval em Salinas

 Atrações: Felipe Amo- rin, Zé Vaqueiro, Nattan, Ávine Vinny, Mari Fernan- dez e É O Tchan

- Carnaval em Cametá

 Atrações: I Love Pagode, Mizerê, Baladeros, Nosso Tom, Chicabana, Marcynho Sensação, Mari Fernandez, Parangolé, Zé Vaqueiro e Léo Santana

Cultura