Nana Caymmi morre aos 84 anos
Artista estava internada no Rio de Janeiro após passar por cateterismo e implante de marcapasso; filha de Dorival Caymmi, ela construiu uma das carreiras mais marcantes da música brasileira
Morreu, nesta quinta-feira (1º), aos 84 anos, a cantora Nana Caymmi, filha de Dorival Caymmi. Considerada uma das maiores intérpretes da MPB, a artista estava internada há algumas semanas na Casa de Saúde São José, na Zona Sul do Rio de Janeiro, onde passou por um cateterismo e um implante de marcapasso.
Recentemente, a cantora precisou fazer uma traqueostomia, para facilitar a entrada de ar nos pulmões. No início de setembro de 2024, a cantora tinha sido transferida para o Centro de Terapia Intensiva (CTI) para tratar um quadro de infecção urinária.
VEJA MAIS
Carreira
Conhecida ao redor do Brasil e internacionalmente, Nana Caymmi iniciou a carreira artística nos anos 60 e se consagrou como uma das maiores e mais expressivas vozes da MPB.
"Nana", como ficou conhecida, na verdade, se chamava Dinahir Tostes Caymmi. Filha dos cantores Dorival e de Stella Maris, a artista tinha dois irmãos, Dori e Danilo Caymmi, que também herdaram o talento dos pais.
A artista embalou a trilha sonora de diversas novelas, séries e até minisséries interpretando canções de compositores que marcaram a MPB. Além de seu pai e seus irmãos, ela deu sua interpretação a sucessos de Vinícius de Morais, Aldir Blanc, Ivan Lins, Pixinguinha, Dolores Duran, Tom Jobim, Roberto e Erasmo Carlos, Chico Buarque e Milton Nascimento.
Confira um dos sucessos de Nana: