Tudo pronto para a disputa das bandas nas Seletivas Se Rasgum

A atração da noite é a banda 'Francisco, El Hombre', que encerra os shows

Enize Vidigal
fonte

"Francisco, El Hombre" volta ao palco do Se Rasgum, dois anos depois da apresentação que marcou a história do festival e da banda paulista. A apresentação vai fechar com chave de ouro a noite da segunda e última fase da seletiva de bandas paraenses que vão entrar para o line up da 14ª edição do festival.

A seletiva com 10 concorrentes será amanhã, 13, no Porto Music, a partir das 20 horas. Serão selecionadas cinco bandas locais por meio do voto popular e também de jurados. O Se Rasgum será entre os dias 1 e 3 de novembro, no Espaço Náutico Marina Club.

Francisco, El Hombre, formada por Juliana Strassacapa (vocal e percussão), Mateo Piracés-Ugarte (vocal e violão), Sebastián Piracés-Ugarte (vocal, percussão e violão), Rafael Gomes (baixo) e Andrei Martinez Kozyreff (guitarra), apresenta as músicas inéditas do novo álbum, "Rasgacabeza", lançado há cinco meses.

O projeto marca uma profunda mudança de estilo da banda, que já tocou coco, cumbia, maracatu, salsa e sopros de ciranda e, agora, parte para o punk-rock, eletro-punk e freak. "É explosivo, incendiário e catárgico! A gente fez esse disco pensando na possibilidade de fazer um show sem igual de animado, de cantar junto, gritar junto e expurgar os demônios", descreve Mateo.

O show terá a participação especial de Keila (ex-Gang do Eletro) e do tecladista Dan Bordalo. Ela já fez dobradinha com a banda paulista anteriormente, no palco do Lollapalooza, em março de 2018, em São Paulo. "A Keila cantou o show praticamente todo com a gente", conta Mateo.

"A gente está esperando para voltar ao Se Rasgum há dois anos. O primeiro show (2017) foi muito massa, teve impacto grande em nossa carreira. Muita gente comenta esse show desde então. É um comentário geral, quem viu sabe que foi explosivo, abriu as portas da cidade pra gente e criou uma relação de carinho. Desde então, muita gente pede pra gente voltar.  Querendo ou não, Belém é muito dançante e festiva. O céu é o limite".

Ele garante que as músicas do álbum anterior, "Soltasbruxa" (2016), também estarão nesse novo show, mas, porém, com a nova "roupagem incendiária" do novo disco. "Vai ser um show mais explosivo, que vai chamar as pessoas não só pra dançar, mas pra suar, botar tudo pra fora. Se a primeira vez em Belém, há dois anos, no Se Rasgum, foi tão impactante, com o novo disco vai ser ainda mais", promete.

Mateo, que namora a cantora paraense Luê, tem visitado bastante Belém. "Acabei criando muitas raízes aqui na cidade, seja com as pessoas do Casarão Floresta Sonora, Lucas Estrela e DBL. Me apaixonei perdidamente pela Luê. Venho sempre pra cá, frequento a casa do Júnior Soares (Arraial do Pavulagem, pai da Luê)", conta.

O músico mexicano naturalizado brasileiro criou uma relação com a capital paraense, aprendeu a apreciar vários aspectos da cultura local, com destaque à gastronomia e está aprendendo a cozinhar comidas típicas. "DBL me ensinou a fazer farofa. Entendi como fazer maniçoba e tucupi. Quero fazer o pato no tucupi, primeiro passo."

A banda se prepara para se apresentar no Rock in Rio. O festival carioca inicia no próximo dia 27 e vai até 6 de outubro. "É o maior festival do mundo. Prometo que a gente vai causar", anuncia. Atualmente, os músicos trabalham em novas composições e shows de divulgação de Rasgacabeza pelo Brasil e no México, com perspectiva de seguir em turnê pela Europa, no ano que vem.

Festival é reconhecido por apresentar novos talentos

Nessa última fase da seletiva do Se Rasgum, irão tocar as bandas Máfia da Baixada, Móbile Lunar, Manto, Blocked Bones, Noturna, Xico Doido, Slowaves, Nic Dias, Ana Suav & Bruna BG e O Cinza. "É uma oportunidade de colocar bandas novas no palco, uma forma da gente promover um outro tipo de festival, recheado com bandas promissoras", diz Marcelo Damaso, um dos organizadores do festival.

"Gostamos muito quando as seletivas trazem sons diversificados. Mostra que a produção de vários estilos diferentes não para nunca", diz Renee Chalu, outra organizadora. Este ano, houve mais inscritos nas categorias hip-hop, rock e outros ritmos urbanos do que nos anos anteriores.

A festa de abertura do 14º Se Rasgum será no próximo dia 4 de outubro, com a banda goiana de rock psicodélico Boogarins e o rock cancioneiro indie da banda baiana Maglore, no Espaço Náutico Marina Club. No dia 28 de outubro, iniciará o 'Music on the Table', programação de oficinas e rodas de conversa o festival.

O Se Rasgum tem como atrações Gal Costa, Nação Zumbi, ÀTTØØXXÁ + Keila, Heavy Baile, Tássia Reis, Teto Preto, Os Amantes (Jaloo & Strobo), Bando Mastodontes, Boogarins, Mulamba, OQuadro, Joe Silhueta, Larissa Luz, Maglore, Cuatro Pesos de Propina, Brvnks, Moons, Rakta, Pratagy, Black Pantera, Dingo Bells, Bazar Pamplona + Ana Clara, Suzana Flag toca Fanzine e Farofa Tropikal +Tonny Brasil, além das cinco bandas paraenses que serão selecionadas na sexta-feira. Ingressos à venda no site do festival.

Confira a ordem de apresentação das bandas na Seletiva Se Rasgum:

21h - Máfia da Baixada

21h20 - Móbile Lunar

21h40 - Manto

22h - Blocked Bones

22h20 - Noturna

22h40 - Xico Doido

23h - Slowaves

23h20 - Nic Dias

23h40 - Ana Suav & Bruna BG

0h - O Cinza

1h - Francisco, El Hombre

Agende-se:

Shows da Seletiva Se Rasgum com 10 bandas paraenses e Francisco, El Hombre (SP)
Dia: Sexta-feira, 13
Local: Porto Music (Tv. Praça Waldemar Henrique, 2-42, Reduto)
Ingressos: http://linktr.ee/serasgum

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Música
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA