MENU

BUSCA

Salomão Habib realiza concerto solidário na Catedral de Santa Maria nesta sexta-feira

Programação vai coletar alimentos e brinquedos que serão doados para catadores do Aurá

Vito Gemaque

O período natalino inspira boas ações. Unir a arte à solidariedade é uma ideia que artistas paraenses tiveram na realização de shows e apresentações para angariar brinquedos e alimentos para crianças e famílias de Belém. Um dos mais antigos shows de final de ano é organizado há 20 anos pelo compositor e violonista Salomão Habib, chamado "Dominus Vobiscum". O concerto de Natal será nesta sexta-feira, dia 14, a partir das 20h, na Catedral de Santa Maria da Igreja Episcopal Anglicana, com a entrada sendo um quilo de alimento não perecível ou um brinquedo.

"O nome é uma inscrição que significa que 'o Senhor esteja convosco'. Como é um concerto de Natal, as músicas evocam este sentimento, de amor, união e paz, congregação, e é um concerto tradicional, já faço isso há muitos anos. Realizo este evento para fechar este ciclo de apresentação e para agradecer as oportunidades e as produção feitas", explica Solão Habib.

O concerto terá uma seleção especial de peças escritas e transcritas para violão solo, alaúde e viola caipira, que traduzem o sentimento do espírito natalino. Além de músicas tradicionais do Natal, o violonista interpretará músicas renascentistas e barrocas e composições autorais que fazem parte do projeto "Psicosom", que será lançado em 2019. O álbum é resultado de músicas que foram ouvidas pelo violonista em sonhos e transportadas para o violão real de Habib.

O concerto terá o trompetista Daniel de La Touche, um dos mais importantes músicos brasileiros, o violonista Danilo Guilhon, o guitarrista Delcley Machado, o percussionista Alcides Alexandre, e o coro de crianças do projeto Cantarolar da Escola Alzira Pernambuco. A Catedral de Santa Maria da Igreja Episcopal Anglicana, que recebe o evento, ainda terá um ato ecumênico antes. A Catedral está localizada na rua Serzedelo Correa entre Gentil Bittencourt e Conselheiro Furtado.

"Tem muita gente que vai mas não leva só um brinquedo. Esperamos arrecadar o máximo possível porque tem muitas crianças que ficam sem receber brinquedos no Natal", enfatiza Habib. Os brinquedos serão distribuídos para filhos de catadores de materiais recicláveis do Aurá, da Escola Santana do Aurá alguns dias antes do Natal.

Música