MENU

BUSCA

Pianista paraense Ariel Lima se apresenta no Louvre

No Brasil, o irmão gêmeo dele, Daniel Lima, se forma como regente

O pianista paraense Ariel Lima se apresentou na quinta-feira, 13, no Museu do Louvre, no Salon des Beaux-Arts, evento anual que ocorre no Carroussel do Louvre, em Paris. Ele vive na capital francesa há quatro anos. Ele executou no Louvre obras de Poulanc, Rachmaninov, Rameau, Bach e, especialmente, a Grande Sonata op. 37b de Tchaikovsky, uma obra de grande exigência técnica e artística, recebendo o aplauso do exigente público francês.

No Brasil, o irmão gêmero dele, Daniel Lima, também segue a carreira musical. Neste sábado, 15, ele vai reger concerto da própria formatura na Academia da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), neste sábado, 15. Ele é o primeiro paraense a cursar a seleta turma de regência.

Na França, a apresentação de Ariel Lima foi realizada pelo Salão e a École Normale de Musique de Paris, onde ele estuda.  Ele já obteve naqueça instituição o Diplôme d’enseignement, Diplôme d’éxécution e Diplôme Supérieur d’enseignement, este último à unanimidade e com as felicitações do Júri, a menção mais alta da instituição.

Este ano, Ariel se apresentou em recitais e concertos em Paris e Belém, em lugares como o Museu Jean-Jacques Henner e Salle Cortot, além da participação como bolsista no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, em São Paulo. Também foi solista à frente da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, tocando o Concerto n. 3 de Prokofiev.

No desenvolvimento dos estudos de regência, Daniel Lima já regeu a Orquestra Sinfônica Altino Pimenta (Belém), Orquestra Sinfônica de Santo André, Camerata do Festival de Campos do Jordão, Orquestra Sinfônica da USP e Orquestra Jovem do Estado de São Paulo. No concerto de formatura, Daniel vai reger a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo na interpretação da 8ª Sinfonia de Dvorák.

Música