CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Orquestra Jovem Vale Música abre temporada 2020 com apresentação no Art Doce Hall

Os jovens interpretam um programa especial, com obras de Wilson Fonseca, Beethoven e Mozart

Ana Carolina Matos
fonte

Sob regência do maestro José Agostinho, a Orquestra Jovem Vale Música (OJMV) faz a primeira apresentação do ano nesta sexta-feira, 21, às 20h, na Sala Augusto Meira Filho – Arte Doce Hall. Na ocasião, os jovens interpretam um programa especial, com obras de Wilson Fonseca, L. V. Beethoven e W. A. Mozart. Serão interpretadas as obras Centenário de Belém – Abertura Sinfônica, Sinfonia N° 2, Op. 36 e Concerto parta Oboé e Orquestra em Dó Maior, que terá como solista o oboísta Joas Saraiva. A entrada é franca.

Maestro Agostinho Júnior, que já esteve no quadro de professor e regente do Vale Música e já regeu a orquestra diversas vezes, como convidado, relembra que viu o início do grupo. "Trabalhei na FAM, dentro do Projeto Vale Música por 10 anos, vi este grupo nascer e crescer. Fui regente assistente e cheguei a reger algumas músicas em concertos. A OJVM sempre teve um nível muito bom, tanto que vários músicos que começaram na OJVM, hoje, atuam profissionalmente na Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (a orquestra profissional do nosso Estado). Pela OJVM já passaram grandes maestros e solistas também. É um prazer e uma honra estar de volta como maestro convidado deste maravilhoso grupo artístico", enfatiza. 

Convidado da noite, o maestro fala também sobra as especificidades de cada canção a ser apresentada. "A primeira música do repertório será a abertura sinfônica 'Centenário de Santarém' de Wilson Fonseca, o Maestro Isoca. Ela é uma música que deve ser valorizada e divulgada por se tratar de uma composição brasileira, em especial de um compositor paraense", detalha ele sobre o autor da composição, que é natural de Santarém. A obra seguinte a ser tocada faz parte da comemoração mundial dos 250 anos de nascimento de Beethoven. 

Os músicos também vão executar no concerto a sua "2ª Sinfonia", que é carregada de significado e personalidade. "Beethoven compôs esta sinfonia em um período conturbado da sua vida, estava começando a sentir os sintomas da surdez e teve o diagnóstico de que sua situação era irreversível. É justamente este o turbilhão representado nesta obra, muito significativa do repertório orquestral", pontua Agostinho Júnior. 

Para encerrar o concerto, está previsto a participação do solista que será o destaque da música de encerramento e, para o maestro dar oportunidades para jovens músicos solarem é essencial. "Em quase todos os concertos que regi, tive a oportunidade de colocar este pensamento em prática. Dessa vez, o jovem e talentoso solista será Joas Saraiva, o qual executará o concerto em Dó maior de Mozart, para Oboé e orquestra", adianta ele sobre o músico, a quem destaca a "dedicação" e "bom desempenho ao executar este lindo instrumento". 

Joas Saraiva começou seus estudos de oboé através do Projeto Vale Música, aos dez anos, em Belém, na classe do Professor José Agostinho da Fonseca Jr. Em 2012, o jovem passou a integrar a Orquestra Jovem Vale Música, que já se apresentou em diversas cidades brasileiras.

Primeiro oboé da Orquestra Jovem Vale Música, ele também já participou  de concertos com os maestros Jooyong Ahn (Coréia do Sul), Walter Michael Vollhardt (Alemanha), Rodrigo Vita (Brasil), Serguei Eleazar de Carvalho (Brasil), Phillipe Forget (França), Jamil Maluf (Brasil), Sílvio Viegas (Brasil), Roberto Tibiriçá (Brasil), Dean Anderson (USA) e Gian Luigi Zampieri (Itália) e integra o naipe de oboé da OSTP (principal orquestra sinfônica do Pará).     

A Orquestra Jovem Vale Música foi criada em janeiro de 2010, como resultado do projeto social "Vale Música", uma parceria da Fundação Amazônica de Música com a Fundação Vale. Atualmente, a orquestra reúne jovens de 14 a 27 anos de idade que, graças à música e ao projeto, tem a possibilidade de um futuro mais promissor.

Agende-se:
Orquestra Jovem Vale Música faz primeira apresentação
Data: sexta-feira, 21, às 20h
Sala Augusto Meira Filho – Arte Doce Hall (Av. Gov Magalhães Barata, 1012)
Entrada franca

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Música
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA