MENU

BUSCA

Orquestra Jovem Vale Música e Alexsandro Brito apresentam composições de ópera

O espetáculo gratuito será realizado no Arte Doce Hall, às 18h deste domingo

Enize Vidigal

Neste domingo, 24, a Orquestra Jovem Vale Música e o cantor lírico paraense Alexsandro Brito interpretam árias de óperas famosas, como “La Donna e Mobile”, da obra "Rigoletto”, de Giuseppe Verdi; "Una Furtiva Lagrima", de "Elixir do Amor”, de Gaetano Donizetti; e a abertura OP 84 de “Egmont”, de Beethoven.

O cantor integrou o corpo lírico do Festival de Ópera do Theatro da Paz em cinco edições e, hoje, é solista no Ópera Estúdio da Fundação Carlos Gomes. O regente será o jovem violonista Renan Cardoso, de 23 anos, que já se apresentou em outros lugares do Brasil e no exterior. A apresentação acontece na Sala Augusto Meira Filho, do Arte Doce Hall, a partir das 18 horas. A entrada é franca.

Ainda, o repertório do espetáculo vai trazer a abertura da ópera "La Cambiale di Matrimonio”, de Gioachino Rossini; ária “Ash So Fromm, Ash So Traut”, da ópera "Martha”, de Friedrich Von Flotow; Intermezzo da ópera "Cavalleria Rusticana”, de Pietro Mascagni; "Mamma son tanto felice", de Cesare Andrea Bixio; "O Sole Mio", de Eduardo Di Capua e Alfredo Mazzuchi e "Torna a Surriento", de Ernesto Curis.

Será a primeira vez que Alexsandro Brito se apresenta ao lado dessa orquestra. Ele iniciou os estudos de canto em 2010, no Instituto Carlos Gomes, já participou de diversos master classes com renomados cantores como, Miguelangelo Cavalcanti, Damon Ploumis, Laura de Souza, Eliane Coelho, Jo ella Todd, Silverio de La O, Ana Esther Neves, Carla Caramujo e Adriane Queiroz e, ao longo dos anos, tem desenvolvido extensa atividade como coralista e cantor solista.  Em 2016, ele recebeu bolsa para o Lyric Opera Studio of Weimar, na Alemanha, na ópera A Flauta Mágica, de Mozart. 

Também vai ser a estreia do maestro Renan Cardoso, que fará a primeira apresentação de concerto inteiramente sob o comando dele. Ele é oriundo do projeto musical realizado na Fundação Amazônica de Música: “Comecei no coral e flauta doce ainda criança e depois passei para o violino. Quando comecei a tocar em orquestra, em grupo, eu me apaixonei ainda mais pelo instrumento que tocava, mas depois de um certo tempo, comecei a observar os movimentos do maestro senti a vontade de conhecer melhor essa área”, recorda Renan, que é formado em Bacharelado em Música com habilitação em violino, pelo Instituto Carlos Gomes.

A Orquestra Jovem Vale Mùsica faz parte do Programa Vale Música, realizado pela Fundação Amazônica de Música, com patrocínio da Vale e Ministério da Cultura por meio da , via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Serviço:

Apresentação da Orquestra Jovem Vale Música com o cantor lírico Alexsandro Brito e regência de Renan Cardoso
Data: Domingo, 24, às 18 horas
Local: Arte Doce Hall ( Av. Gov Magalhães Barata, 1012, Nazaré)
Entrada franca

Música