Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Rafael Lima lança parceria com o poeta Joãozinho Gomes, 'Gotas de Sol'

O lançamento da canção é atrelada à campanha de arrecadação para tratamento de saúde do artista.

Enize Vidigal

O músico paraense Rafael Lima, consagrado no Festival de Jazz de Montreaux, na Suíça, em 1994, lançou nesta semana, nas redes sociais, uma nova canção: a composição “Gotas de Sol”, composição dele em parceria com Joãozinho Gomes. A faixa carregada de poesia foi acompanhada de videoclipe no canal do artista, no Youtube, publicado na quarta-feira, 14. A música, que segue disponível na internet para quem quiser ouvir, chama atenção também para a campanha de financiamento coletivo para o tratamento de saúde do compositor.

O compositor deu uma pausa nos trabalhos em razão de um tumor maligno no cérebro, que compromete as habilidades cognitivas, motoras e comunicativas e precisa ser removido cirurgicamente com urgência. Rafael está hospitalizado em estado grave, informa a filha dele, a cantora e compositora Ju Abe.

“Gotas de Sol” é a segunda faixa divulgada do novo álbum “Sinal Aberto”, ainda a ser lançado. A primeira música do projeto, “O Bruto”, foi divulgada no ano passado, também pelo Youtube.

Apesar da longa trajetória de mais de 40 anos de carreira, “Gotas de Sol” é o segundo videoclipe da carreira do artista. “É uma canção de estilo simples, mas com uma riqueza poética imensurável. Foi criada em 2011, mas contextualizada ao período que vivenciamos, caótico em decorrência da pandemia do Covid-19, trazendo à tona essa antiga canção”, descreve Ju Abe.

A música expressa a esperança, na essência, como no trecho: “Há nesse escuro uma tocha, Vagalume talvez, Gotas de sol nas vidraças, Sejam promessas de luz”. Assim como evidencia o drama social: “o vinho tinto das trevas, corre nas veias dos dias, enlouquecendo a paisagem, na cerração não se via, não se viu...”.  E a busca por um novo dia: “Para ser, vencer. Para clarear... As penumbras da vida, Para ser, lumiar...”, assim como no trecho “Semear nos canteiros dos olhos, Perdida visão. Fazer dessa tocha o clarão que nos falta, Fazer dessa esfera, Uma imensa ribalta...”.

Saúde

“Antes de ficar doente, Rafael Lima trabalhava em novas produções, porém, infelizmente não conseguiu concluir o processo todo, e os novos produtos não puderam ser lançados com ele ainda em gozo de sua saúde”, conta Ju.

“As pessoas envolvidas nos trabalhos decidiram fazer o lançamento desses produtos, atrelando-os à campanha de arrecadação para o tratamento de saúde”. “Gostaríamos de fazer esses lançamentos em um momento alegre. Entretanto, acreditamos que mostrar ao público os novos trabalhos que o artista vinha realizando, é uma forma de atrair correntes positivas que possam influenciar a sua recuperação”.

Após a cirurgia, Rafael Lima precisará ser submetido a tratamentos de quimioterapia e radioterapia.

As doações em apoio ao tratamento de saúde de Rafael Lima estão sendo recebidas por Juçara Abe Lima, banco Bradesco, agência 2398- 1, conta corrente 0032901-0 e pela chave-pix juabemusic@gmail.com.

Carreira

Rafael Lima foi idealizador do Festival de Jazz Jacofest, realizado em Belém nos anos de 2012 e 2014, e participou do Terruá Pará, em 2013, além de promover cursos de violão a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. A atuação social do artista também se reporta ao apoio a movimentos como MST, Grito dos Excluídos, Sarau Multicultural, lutas em defesa da Amazônia, projetos educacionais e outras iniciativas voluntárias.

Música
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA