MENU

BUSCA

Música paraense comanda projeto virtual carioca Bossa Criativa

Nesta sexta-feira (28), programação conta com Arthur Nogueira, Márcio Farias e Pedrinho Cavalléro, e o cantor Olivar Barreto

Ana Carolina Matos

Estreia hoje, 28,  a série Pará Musical II no projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente. A programação vai promover pocket shows com um time de artistas paraenses de peso: os compositores e intérpretes Arthur Nogueira, Márcio Farias e Pedrinho Cavalléro, e o cantor Olivar Barreto. A apresentação dá sequência à apresentação de Andréa Pinheiro e o pianista Paulo José Campos de Melo, que entrou no site do projeto semana passada.

Acompanhados de seus respectivos e inseparáveis violões, os três compositores apresentam versões exclusivas de algumas de suas obras. A atração tem início com a música Ave do Amor, de Arthur Nogueira e Ava Rocha e Era só você, de Nogueira. Em seguida, Pedrinho Cavalléro assume o comando da atração com a apresentação da canção Diferente, fruto de parceria com Eliakin Rufino e Pretexto, escrita com Jorge Andrade.

Em outro momento da apresentação, o cantor Olivar Barreto, acompanhado pelo pianista Jacinto Kahwage, homenageia dois ícones da música do Pará: Walter Freitas (Merenguêra) e o também cantor Walter Bandeira, intérprete original da canção Cobrindo o Sol (Guilherme Coutinho e Luiz Otávio Barata).

Cantor, compositor, instrumentista e produtor cultural, Pedrinho Cavalléro ressalta a importância de um projeto que dá apoio para que artistas apresentem trabalhos autorais e destaca que todos os cuidados necessários para prevenção da covid-19 foram tomados. "É um projeto maravilhoso. São vários artistas daqui e só da gente se encontrar, fazer isso juntos, já é uma festa. Tudo foi feito com muita segurança. Como não há presença de músicos, nós mesmos tocamos, foi tudo dentro dos protocolos. Cada um tinha um horário diferente pra gravação no estúdio. Tudo pra evitar aglomerações", ressalta o artista.

O projeto

O Bossa Criativa reúne apresentações e oficinas de diversas linguagens artísticas e formas de economia criativa e é fruto de uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sob curadoria de sua Escola de Música.

A iniciativa, que faz parte do Programa Funarte de Toda Gente, visa democratizar a cultura, a diversidade e a difusão de todas as artes de modo inclusivo. As atividades são compostas de pocket shows, performances e vídeos de capacitação, exibidos no site, com participação de artistas de todo o Brasil. A agenda inclui o lançamento de um edital para novas propostas artísticas e culturais e também um chamamento público para apresentação de trabalhos de mestrado na área das artes.

Agende-se

Pocket show Pará Musical II com Arthur Nogueira, Márcio Farias, Pedrinho Cavalléro e Olivar Barreto
A partir de hoje, 28, às 18h
Acessível aqui.

Música