MENU

BUSCA

Milton Nascimento e Orquestra Ouro Preto celebram 50 anos do primeiro álbum 'Clube da Esquina'

A parceria inédita foi registrada em vídeo, que terá exibição on-line na quarta-feira, 29.

Enize Vidigal, de O Liberal

Os 50 anos do primeiro disco do Clube da Esquina serão celebrados com a apresentação on-line de Milton Nascimento em parceria inédita com a Orquestra Ouro Preto. O espetáculo realizado no Cine-Theatro Central, de Juiz de Fora, Minas Gerais, será exibido na próxima quarta-feira, 29, pelo canal da orquestra no Youtube, às 20h30.

Confira o trailer do espetáculo:


Milton Nascimento era um dos jovens músicos, compositores e letristas que se reuniram a partir dos Anos 60, em Belo Horizonte, para criar o movimento musical que ficou conhecido como “Clube da Esquina”. Outros integrantes desse grupo foram Toninho Horta, Lô Borges, Beto Guedes, Wagner Tiso e Márcio Borges. Eles não formaram uma banda, mas lançaram um estilo novo e espontâneo que virou referência na música popular brasileira ao misturar a bossa nova com referências do jazz, rock, músicas folclóricas negra e mineira, erudita e até hispânica. Esses artistas lançaram dois álbuns em conjunto intitulados “Clube da Esquina” (1972) e “Clube da Esquina 2” (1978).

O primeiro desses álbuns foi um duplo que levou os nomes de Milton e Lô Borges na capa. Naquela época, Milton já era nacionalmente conhecido desde o clássico “Travessia”, em 1967, e estava com três discos lançados.


O repertório do concerto traz sucessos que marcaram época, como composições de Milton, Lô Borges, Brant e Ronaldo Bastos, incluindo “Maria, Maria”, “Nada será como antes” e “Paisagem na janela”. A apresentação tem a regência do maestro Rodrigo Toffolo, a direção musical de Wilson Lopes e direção geral e artística de Augusto Nascimento.

“Sempre fui um admirador da Orquestra Ouro Preto - não só da parte musical - mas também de todo o trabalho social que eles fazem pelos jovens músicos de Minas Gerais”, declarou Milton Nascimento. “Quando surgiu a oportunidade de fazer esse projeto em comemoração ao Clube da Esquina junto com eles, foi uma realização muito grande para todos nós", acrescentou o cantor e compositor.

A Orquestra Ouro Preto tem 21 anos de atividades, com apresentações no Brasil e no exterior, 12 álbuns e DVDs lançados e premiações importantes – como o Prêmio da Música Brasileira em 2015, na categoria “Melhor Álbum de MPB”, e indicação ao Grammy Latino 2007, como “Melhor Disco Instrumental”, por “Latinidade” - além de atuar em projetos educacionais e sociais, como o Núcleo de Apoio a Bandas e a Academia Orquestra Ouro Preto.

O espetáculo tem o patrocínio da AngloGold Ashanti. A classificação etária do espetáculo é livre.

Música