MENU

BUSCA

João Carlos Martins passa pela 24ª cirurgia e terá mobilidade dos dedos reduzida

Pianista e maestro passou por procedimento de procedimento de secções de nervos do braço esquerdo

Redação Integrada

A 24ª cirurgia realizada pelo pianista e maestro João Carlos Martins deve reduzir, ainda mais, a mobilidade dos dedos da mão esquerda, o que dificultará que o músico toque piano. Com isso, apenas movimentos corriqueiros serão possíveis. O procedimento de secções de nervos do braço esquerdo foi conduzido pela equipe médica do hospital Sírio-Libanês, chefiada pelo Doutor Rames Mattar. O objetivo é interromper um ciclo de dores crônicas que já dura 17 anos.

Esta não é a primeira vez que a trajetória de João Carlos Martins é afetada. Em outra ocasião, o músico chegou a comunicar o término da carreira de pianista e conseguiu, com a "teimosia" que ele diz ter, conseguir vencer o empasse dos dedos, ao mesmo tempo em que consolidava a sua nova ocupação como maestro.

Sobre as mudanças de percurso em sua carreira, o maestro gosta de relembrar a conversa de 2012 com Dave Brubeck, onde ele disse ao colega que se lhe sobrar apenas um dedo polegar é com este que irá tocar. 

Apesar da cirurgia, a assessoria do artista informou que ele cumprirá a agenda frente à Orquestra Filarmônica Bachiana SESI-SP e se colocará a disposição do amigo Heitor Villa-Lobos para “fechar” o Brasil em uma rede de 1000 orquestras parceiras, resultando em um desenho de coração no nosso mapa por meio da música, no projeto Orquestrando o Brasil. “Ainda tenho muito para fazer pela música, independente do movimento dos meus dedos”, declara bem-humorado o maestro.

João Carlos Martins segue firme em sua campanha pela democratização e popularização da música clássica por meio de suas atividades como maestro e dos programas desenvolvidos pela Fundação Bachiana

Música