MENU

BUSCA

Forró Encantado e Lucas Estrela comandam a Fête de La Musique em Belém

Programação da Aliança Francesa terá também apresentação de uma cena de teatro em francês com a professora Carmem Virgolino

Para festejar todos os tipos de sons e expressões musicais, a Aliança Francesa de Belém apresenta nesta quarta-feira, 19, a partir das 18h30, a tradicional Fête de La Musique - evento criado pelo governo da França e que ficou comum também em outros países que exaltam a música e a cultura francófonas.

Celebrada originalmente no dia 21 de junho, quando do início do solstício no hemisfério Norte - um dia, portanto, de muita alegria e felicidade -, na capital paraense a festa foi antecipada por conta do feriadão de Corpus Christi.

Para iniciar a noite, a professora Carmem Virgolino, que é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPA, oferecerá uma cena de teatro em francês. Como atrações, o evento terá a banda Forró Encantado, Lucas Estrela e para fechar, discotecagem com DJ DBL - Dan Bordallo Loiro. Ingresso R$ 2, à venda no local.

Para a diretora da Aliança, Maiwenn Le Nedellec, esta é uma maneira de somar os ritmos regionais à cultura francesa. “Para nós, é um prazer poder contar com artistas paraenses e que são francófonos, apresentando um evento francês em diálogo com a cultura regional. Essa festa já está marcada no calendário da França e realizá-la em Belém é colocar a cidade no mapa internacional dessa bela festividade, com músicas do Brasil e música contemporânea paraense”, comenta. 

“S’il Vous Plaît , La Liberté” é o nome da cena teatral que abre a noite, como resultado do curso "Teatro, Corpo e Poesia", da professora Carmem Virgolino, com participação de Adriana Pires, Priscilla Ferreira e colaboração artística de Thales Branche, Malu Rabelo e Carol Abreu. A concepção surgiu da necessidade de se pensar a questão da mulher na sociedade, a partir de dois lugares incomuns: o teatro e a língua francesa, após dois meses de curso e encontros.

“Além da base corporal, dialogamos com inúmeros poetas e poetisas de língua francesa e os trazemos como parceiros poéticos na constituição da cena. Houve uma preocupação em destacar a importância de escritoras francófonas das antigas colônias francesas, como Marguerite Duras (Vietnã) e Emmelyne Octavie (Guiana Francesa) ou uma voz feminina francesa desobediente como Edith Piaf, com intuito de além de abordar pautas feministas”, explica Carmem Virgolino.

O trabalho também é um experimento que se faz como desdobramento da pesquisa de doutorado em andamento que vem sendo realizada no Programa de Pós-graduação em Artes (PPGARTES-UFPA), pela encenadora e pesquisadora Carmem Virgolino, sob a orientação da professora Dra. Gisele Guilhon. 

MÚSICA

Logo após, o grupo Forró Encantado sobe ao palco para apresentar um repertório dançante e tipicamente junino, com clássicos de compositores consagrados como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Fagner, Alceu Valença, além de releituras de temas tradicionais de mestres rabequeiros do Pará e Pernambuco.

Com Armando de Mendonça F. (voz e rabeca), Rodrigo Ethnos (voz e zabumba), Thales Branche (voz e violão de sete cordas) e Thalia Sarmanho (voz e triângulo), a apresentação representa esse acolhimento do som brasileiro na Fête de La Musique. 

“A proposta é fazer um show bem festivo conforme o clima de celebração na tradição da ‘festa da música’. Vamos passar por vários gêneros da música nordestina tradicional, mas também tocar algumas releituras para trazer um pouco do sotaque brasileiro a algumas canções francesas, como em ‘Les Feuilles mortes’, de Yves Montand”, adianta Thales Branche.

Já Lucas Estrela vai mostrar as referências das guitarradas e tecnobregas paraenses, ao modo eletrônico, e que são frutos de suas vivências e pesquisas sonoras em Belém, com músicas dos álbuns "Sal ou Moscou" (2016) e “Farol” (2017), este gravado com o selo Natura Musical. O artista imprime suas visões sensoriais, referências e linguagem própria, deixando o ritmo mais pop e apontando em direção à consolidação de uma releitura dos ritmos originalmente paraenses.

“É a segunda vez que participo da festa e já fizemos intercâmbio com artistas da Guiana Francesa, no casarão Floresta Sonora, e foi muito bom em vários aspectos, conhecer esse lado da cultura francesa, realizamos importante intercâmbio cultural. E agora, tocando novamente na Aliança sei que será uma experiência incrível, estamos muito felizes com o convite”, diz Lucas Estrela. 

Agende-se:

Fête de La Musique
Data: hoje, 19, a partir de 18h30
Local: Aliança Francesa de Belém (Tv. Rui Barbosa, 1851 - entre avenida Conselheiro Furtado e rua dos Mundurucus)
Ingresso: R$ 2 (à venda na recepção, no dia do evento)
Informações:  (91) 3224-3998/3198 / WhatsApp: (91) 98443-8252 / contatos@afbelem.com

Música