'Clube do Camelo' comemora 30 anos em show especial no Schivasappa

Com as participações especiais de Eloi Iglesias, Arthur Espíndola, Warilou, Pedrinho Cavalléro, Alcyr Guimarães e outros

Enize Vidigal

O Clube do Camelo completa 30 anos com o show autoral na próxima quinta-feira, 19, no Teatro Margarida Schivasappa, às 20 horas. O grupo surgiu nos anos 60, quando os amigos Edyr Proença, Raimundo Dantas, Almir Morisson, José Maranhão, Fabiano Moraes e Agostinho Barros iniciaram uma rotina de encontros para tocar, cantar e compor. O grupo cresceu com o passar do tempo e, em 1989, ganhou o nome com o qual ficou conhecido após uma brincadeira surgida em um encontro em que não havia bebida alcoólica e nem água para matar a sede.

O show "Clube do Camelo - 30 Anos - Belém do Pará, 2019" promete ser uma volta ao passado das músicas que fizeram sucesso nas noites belenenses, uma celebração ao saudosismo da boa produção paraense. No palco, estarão os camelos - como os integrantes são conhecidos - Almir (vocal), único do grupo original, Firmino Sousa Filho (vocal), Antônio Tobias (vocal e violão), Gervásio Cavalcante (violão), Eduardo Queiroz (e Maurício Lima (percussão). O show terá as participações especiais de Elói Iglésias, Pedrinho Cavalléro, Arthur Espíndola, Alcyr Guimarães, Banda Warilou, Socorro Simão, Milton Monte, Mônica Morisson, Izan Santos e do Coral Técnico da Escola de Música da UFPA (Emufpa).

"O nosso grupo é feito de pessoas que têm outras profissões e que gostam de música. Todos nós somos compositores, a gente canta, toca e compõe. Nos apresentamos todo ano no Teatro Margarida Schivasappa e, agora, vamos comemorar três décadas", celebra Almir. Musicalmente eclético, o grupo tem composições em ritmos variados, como carimbó, boi-bumbá, samba, guarânia, valsa, fado, marcha-rancho, tango, xote, baião e bolero, entre outros. E chegou a lançar dois CDs gravados em estúdio, o homônimo, em 1989, e "Clube do Camelo- Poetas que Cantam", em 1997; e um CD gravado ao vivo em vários shows, "Clube do Cabelo Ao Vivo- Volume I", lançado no ano passado.

Os camelos se encontravam todas as quartas-feiras no escritório de advocacia e atelier de pintura de Dantas, que foi batizado como "sede social" do clube, e, extraordinariamente, às sextas-feiras na residência do Almir, que foi adaptada para receber a turma e ficou conhecida como a "sede campestre". Em 1989, se juntaram ao grupo Pepê Ayres, Gervásio Cavalcante, Firmino Sousa Filho e Eduardo Queiroz, depois se juntaram Evaristo Nunes, Antônio Tobias, Constantino Otero e, mais recentemente, Maurício Lima e Paulo Storino. Porém, o clube também sofreu baixas com os falecimentos de Pepê Ayres e Edyr Proença, em 1998, Dantas, em 2001, Maranhão, em 2005, Constantino, em 2011, e Agostinho, em 2017.

Repertório - Tobias antecipa parte do repertório, que terá 20 músicas compostas pelos camelos: o carimbó "Pulso de Peixe" (Firmino); os sambas "Branquela Custosa" (Almir e Eduardo) e Corpo Fechado (Almir); os samba-canção "A Rua do Poeta" (Proença) e "Sobrevivente do Amor" (Tobias e Eduardo); os boleros "Doces Pecados" (Tobias) e "Somos Iguais" (Firmino); os baiões "Na dança do Boi" e "De Volta à Dança do Boi" (Gervásio e Almir) e "Pão Doce com Garapa" (Gervásio); as canções "Sem ressentimentos" (Gervásio), Vento Belém (Almir) e "Cristalina" (Gervásio e Firmino); a toada de boi "Aboio Marajoara" (Gervásio e Almir); o fado "Navegador" (Ayres); o merengue "Trópico de Gêmeos" (Tobias, Gervásio e Firmino); e o lundu Moreninha Sedutora (Gervásio).

No palco, também estarão os músicos Tynnoko Costa (teclados), Mário Jorge (baixo), João Moleque (bateria), Marcus Puff (clarinete e sax), Evaristo (percussão) e Marília Vasconcelos, Mônica Barral, Aline Morisson e Nazaré Iran (vocais)

Agende-se:
Show "Clube do Camelo - 30 Anos - Belém do Pará, 2019"
Data: quinta-feira, 19, às 20h
Local: Margarida Schivasappa, do Centur (Av. Gentil Bitencourt, 650, Batista Campos)
Ingresso a R$ 20,00
No local estará à venda do CD "Clube do Cabelo Ao Vivo- Volume I"

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Música
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA