MENU

BUSCA

Caetano Veloso celebra 81 anos de vida com homenagens e um legado ao Brasil

Baiano tem uma carreira pautada em lutas junto com arte

Bruna Dias

Hoje (07), é dia de comemorar os 81 anos de Caetano Veloso. Um dos maiores artistas nacionais tem uma trajetória pautada por luta, resistência e arte. Dessas oito décadas, seis foram dedicadas às funções artistas, que somam na música 48 álbuns lançados, sendo 29 em estúdio e 19 ao vivo. Foram mais de 10 milhões de discos vendidos, vários Grammys, ainda precisou lidar com a censura e o exílio. Além disso, ele já escreveu críticas de cinema para um jornal, já fez trilha sonoras para o teatro.

Caetano Veloso nasceu em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, ele é o quinto filho dos sete de Dona Canô e seu Zezinho.

VEJA MAIS

Em tratamento de câncer, Preta Gil faz aparição rara para prestigiar show de Caetano Veloso
Acompanhada de amigos, cantora esteve em um festival de São Paulo neste domingo

Milton Nascimento e Caetano Veloso participam do Mundo Bita
Em gravação inédita de "Paula e Bebeto", cantores estreiam como personagens de desenho animado

'Desde menino eu sabia que ia ser artista, mas não músico', diz Caetano Veloso
A fala do cantor foi feita pouco antes de ele subir ao palco para fazer um show especial em comemoração aos seus 80 anos

Como presente de aniversário, o artista ganhou um álbum inteiro com canções dele regravadas por Xande de Pilares. Ao escutar o projeto, Caetano se emocionou e entregou-se às lágrimas. "Xande Canta Caetano" está disponível em todas as plataformas digitais via ONErpm, com dez faixas que reverenciam a genialidade do ícone da música brasileira.

“Não teve um dia durante toda a execução do projeto que eu não tenha lembrado do meu avô que sempre me ensinou a importância de cantar de tudo e não apenas aquilo que eu gosto. Não consigo escolher uma faixa favorita, porque todas carregam uma história e um motivo para estarem ali. Tivemos uma liberdade muito grande em conduzir esse projeto e de escolher cada música que entraria. Quem escutá-lo vai conhecer o Alexandre e não o Xande”, disse o cantor.


“Meus filhos e eu tínhamos ‘Tá Escrito’ como parte do repertório de Ofertório, nosso projeto em família entre 2017 e 2019, mas eu não poderia imaginar que anos depois ganharia um presente tão bonito quanto o álbum Xande Canta Caetano, que chega ao mundo dias antes do meu aniversário de 81 anos. Esse disco tocou e emocionou a todos no estúdio logo na primeira audição. Xande é um talento real, verdadeiro. Fico honrado, grato e encantado”, disse Caetano Veloso nas redes sociais.

Uma das surpresas da carreira do artista é a sua última turnê. Em janeiro deste ano, quando ele passou a viajar com o show "Meu Coco", revelou que com o fim dessa turnê, ele cogita se apresentar apenas na Bahia. A declaração ocorreu em entrevista ao El Observador, portal de notícias uruguaio.

"Penso que esta turnê pode ser a última que faço voando pelo mundo. Quero voltar a viver na Bahia e cantar lá toda semana, e que venha à minha terra quem quiser me ver e ouvir", afirmou.

O ícone do tropicalismo, Caetano Veloso consegue transitar facilmente por diversos ritmos, ao longo da sua carreira ele fez isso, experimentou diversos estilos musicais, experimentou e misturou algumas das suas influências, mas sempre destacando a sua voz marcante.

Música