MENU

BUSCA

Bandas apresentam novos álbuns neste sábado no Amazon Rock Fest

"Álibi de Orfeu" e "Stress" lançam o terceiro e quarto discos de estúdio, respectivamente

Vito Gemaque

O heavy metal será o protagonista da noite de hoje com apresentações de novos álbuns das bandas “Stress” e “Álibi de Orfeu” no festival Amazon Rock Fest, realizado durante a III Amazon Music – Feira da Música & Negócios, Hangar Centro de Convenções da Amazônia. Os grupos apresentam os mais recentes álbuns produzidos para os fãs.

A Stress lança o quarto disco de estúdio intitulado “Devastação”, após 24 anos desde o último lançamento do terceiro álbum. Já o Álibi de Orfeu volta aos palcos para apresentar pela primeira vez o álbum “Desterro”, o terceiro disco de estúdio. A noite ainda terá shows de Orquestra Sustentável Percussão da Terra, Kleber Tayrone e The Pink Floyd Experience.

Considerada uma das bandas pioneiras do heavy metal brasileiro o “Stress” até hoje é uma das referências no segmento. O quarto álbum foi concretizado graças ao apoio dos fãs por meio de um financiamento coletivo. A banda criada em 1977 sempre faz questão de lançar os novos trabalhos com um show em Belém. O primeiro álbum do grupo é considerado o marco zero no estilo rock pesado no Brasil e deu aos paraenses o título de primeira banda de heavy metal do Brasil e da América Latina.

Em décadas anteriores, além de lotar shows em teatros, ginásios e estádios de Belém, o Stress viajou pelo Brasil com grande repercussão na mídia especializada em rock e inúmeros convites para shows em todo o Brasil. O primeiro show fora realizado no Circo Voador, no Rio de Janeiro, apresentou o álbum de estreia terminou com a plateia invadindo o palco ao final, carregando os paraenses nos ombros.

Com Roosevelt Bala (vocal e baixo), Emerson Lopes (guitarra) e André Chamon (bateria) a banda pretende demonstrar este ano que ainda tem muita energia guardada para os palcos. “Este álbum vem com músicas inéditas na linha tradicional do Stress, com um rock mais rápido e melódico. Fizemos uma viagem à sonoridade dos anos 80, é mais hard rock e bem mesclado ao heavy metal tradicional com crítica social e uma mensagem, e inclusive o título ‘Devastação’ faz uma referencia a destruição da natureza pelo homem”, explica o vocalista Roosevelt Bala. Para ele, os fãs irão perceber que a sonoridade continua atual e que chega com uma qualidade musical neste novo produto.

O álbum traz clássicos do Stress que já são conhecidos do público devido lançamento de singles como a icônica “Coração de Metal”, que levantou milhares de pessoas há oito anos no inesquecível show de abertura para a banda britânica Iron Maiden em Belém, outro clássico é “Brasil Heavy Metal” que virou música tema do documentário homônimo sobre a história do estilo no Brasil, e uma homenagem aos motociclistas com a faixa “Motorocker, a Lenda”. O álbum ainda traz “Devastação”, “Som e Fúria”, “Soldados da Fé”, “Mundo Cão”, “Sintonia”, “Anjo Perdido”, “Heavy Metal é a Lei” e “BHM Sinfonia”. Todas as músicas continuam em português, uma das marcas características do Stress.

“Poucos sabem que o ‘Stress’ começou compondo em inglês. As duas primeiras músicas criadas em 78 eram em inglês, quando a gente foi apresentá-las em português, as pessoas gostaram muito em sonoridade, mas vinham perguntar depois do show do que se tratava e qual era a nossa temática. Pensamos as pessoas não estão nos entendo, precisamos fazer com que as pessoas nos entendam de primeira, e daí começamos a compor em português”, relembra. “Tem uma peculiaridade importante, quando você faz letras em português, tem que ter muita seletividade nas palavras que vai usar, não pode falar abobrinhas, porque rapidamente será entendido”, destaca Bala.

A expectativa do “Stress” é concretizar uma turnê para lugares que a banda não esteve. Um dos primeiros locais será Breves, na Ilha do Marajó. Depois haverá uma turnê nacional e uma turnê na Europa. “Vamos tocar para um público que não tem acesso a este tipo de show para roqueiros na ilha do Marajó. Depois vamos fazer shows nas grandes capitais, e algumas cidades do interior destes estados, como São Paulo, que é quase um país. Muitas cidades estão agendando show, e depois de tocar no Brasil a ideia é fazer a primeira turnê europeia com o apoio da nossa gravadora”, comemora Roosevelt.

“Álibi de Orfeu” apresenta pela primeira vez ao vivo álbum “Desterro”

A banda Álibi de Orfeu apresenta pela primeira vez o último material autoral, a ópera rock intitulada “Desterro”, disponibilizada na íntegra nas plataformas digitais como Deezer, Spotify, Google Music e outros. O terceiro álbum de estúdio da banda com 30 anos de carreira é o primeiro temático em que as 14 faixas contam a história de uma personagem.

O álbum de heavy metal conta a história de uma ribeirinha forçada a sair da cidade natal no interior do Estado do Pará, nas imediações da Ilha do Marajó, após o assassinato dos membros da família por conflitos de terra. A jovem vem para a capital paraense para escapar e acaba tendo que lida com uma realidade totalmente diferente, mas também sofrida.

“Ao final da saga ela encontra a redenção que é uma das músicas. O plot foi criado pelo Rui (baterista), e o roteiro que é uma opera rock foi escrito pelo Sidney. Ele foi feito neste formato para contar uma história inteira. Narra esta história da protagonista. A banda ficou mais pesada, o pessoal tem mais referência com álbuns mais pesados”, explica o guitarrista e violonista Victor Estácio. A banda tem ainda na formação atual Rui Paiva (bateria e percussão), Sidney KC (contrabaixo e backvocal), Karen Iwasaki (vocais) e Rafael Mergulhão (guitarra e backvocal).

Nos planos da banda para este ano estão a produção de um novo clipe, shows em outros estados e encenar um espetáculo teatral baseado na história do álbum “Desterro”. “Estamos articulando esta ideia da encenação. A ideia é ter como a protagonista a nossa vocalista Karen que vai interpretar a ribeirinha. Não será um show de banda clássico, a banda servirá para a história ser contada”, explica Victor. A banda depende de captação de verbas para viabilizar o projeto.

Serviço:

III Amazon Music
Data: sábado, dia 16.
Local: Hangar Centro de Convenções da Amazônia
Bandas: Orquestra Sustentável de Percussão da Terra, The Pink Floyd Experience, Kleber Tayrone, Stress e Álibi de Orfeu
Ingressos Lojas Chilli Beans ou pelo site www.portalmusicasa.com.br.
Valores: Pista - R$ 25 (1º Lote) ; Ingresso Vip com direito a visita à Feira de Instrumentos – R$ 65.

Música