MENU

BUSCA

Aparelhagens voltam ao passado para tocar as marcantes

Festival reúne as aparelhagens referências do Pará para lembrar um passado recente cheio de brega e amor

Bruna Dias

Para quem ama aparelhagem, hoje, 12, o “Fest Saudade – O Original” vai reunir as maiores do Pará: Tupinambá – A origem, Tom Máximo – Saudade Marcante, Cineral – O supremo som do amor, Príncipe Negro – Retrô, Rubi – Lendário, e Mauro Som – Retrô. Em uma festa, com início às 16h, a história paraense será conhecida através da música.

As aparelhagem seguem o ramo da saudade há pouco mais de 5 anos, esse processo recente, ainda causa uma certa confusão para o consumidor. O nome Tupinambá – A origem faz justamente essa referência. “Quando falamos em saudade não é sobre músicas muito antigas, é sobre as que tocavam quando o Tupinambá explodiu, nos anos 2000, quando as bandas faziam músicas para aparelhagem e eram bastante ouvidas”, explicou Andir Corrêa, sócio do Tupinambá.

VEJA MAIS

O DJ e empresário faz até uma críticas aos compositores paraenses. “A crescente de músicas chamadas de ‘rock doido’ e do ‘brega funk’ estão ai justamente porque não se tem novidade quando se fala do tecnobrega. Mas o que se percebe, é que a vida útil dessas músicas são curtas, já não podemos falar isso dos artistas que citei antes, porque pode passar o tempo que for e as músicas deles continuam em alta”, analisou, Gilmar do Rubi.

O DJ disse que as aparelhagem saudades abriram espaço também para o arrocha e piseiro, porque casam com essa nova proposta que é de dançar com seu par, ouvir canções com letras maiores e de paquera.


Para quem não lembra, Rubi é a mais antiga do Estado e há anos chegou a ter duas aparelhagens, uma só de saudade, que tocaram canções de baile da saudade raiz, e outra só para múscas atuais. Esta, a Rubi Light, voltará a ser lançada em abril.

Agende-se

Fest Saudade 2022 – O Original

Atrações: Tupinambá – A origem, Tom Máximo – Saudade Marcante, Cineral – O supremo som do amor, Príncipe Negro – Retrô, Rubi – Lendário, e Mauro Som – Retrô.

Data: hoje, 12

Hora: a partir das 16h.

Local: Via Show - Parque Verde, Belém

 

Música