Há 110 anos nascia Noel Rosa, um dos grandes compositores da história da música brasileira
Artista assinou 259 músicas com mais de 50 parceiros ao longo da carreira, incluindo sucessos como 'Com que roupa?'
Há 110 anos nascia um dos mais importantes artistas brasileiros da história: Noel de Medeiros Rosa. Carioca, teve contribuição fundamental na legitimação do samba dos morros cariocas, tornando-o popular entre a classe média, além de compor 259 músicas com mais de 50 parceiros, entre elas, “Adeus”, “Até Amanhã”, “Conversa de Botequim" e "Com que Roupa?", seu primeiro sucesso.
Em 1929, antes de estourar como o "Poeta da Vila", o compositor se uniu aos músicos Almirante, Braguinha, Alvinho, Henrique Brito e Henrique Domingos, formando o conjunto Bando de Tangarás e gravaram um primeiro disco influenciado pela música sertaneja.
O grupo alcançou sucesso apresentando-se em rádios, cinemas e teatros, mas foi no carnaval de 1931 que o samba "Com que Roupa?", de autoria do próprio Noel Rosa, já em carreira solo, estourou no País inteiro, com versos de humor e crítica social – características de todas as suas obras.
Rompendo a barreira que separava o “samba do morro” e o “samba do asfalto” no Rio de Janeiro, Noel foi o primeiro a compor esse estilo musical em parceria com os sambistas dos morros cariocas, com canções que traziam como temática o amor, a malandragem e a vida boêmia.
Menos de uma década se passou entre o seu primeiro sucesso e sua morte, com apenas 26 anos, vítima de uma tuberculose. Ainda assim, seu legado segue preservado e sua importância é reconhecida de diferentes formas.
Entre os mais de 1,5 milhão de documentos no acervo do Centro de Memória Bunge está o áudio de um dos episódios de 1957 do programa de rádio Galeria Musical SANBRA, da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, em homenagem ao compositor.
Em 2019, o site de buscas Google prestou homenagem aos 109 anos de seu nascimento com um Doodle de Noel tocando violão em um botequim carioca, cenário comum nas suas músicas.
Palavras-chave