MENU

BUSCA

Cerveja será o centro das atenções de festival em Belém

Evento terá diversas atrações culturais como Nilson Chaves, as bandas Zona Rural, Sevilha, e o grupo de Carimbó Cobra Venenosa

Vito Gemaque

O antigo povo sumério acreditava que precisava louvar a cerveja. A bebida, que era fonte de nutrientes para os povos egípcio, mesopotâmio e ibérico, virou para os sumérios a encarnação da deusa Ninkasi. Após mais de 3.800 anos a deusa volta a ser o centro das atenções, e em Belém, com o 1º Ninkasi Fest de Cerveja Artesanal.

O evento começa nesta quinta-feira, 9, e seque até o próximo domingo, dia 13, na abertura da Amazon Vibe, localizada na rua Siqueira Mendes, nº 152, no bairro da Cidade Velha. O festival reunirá vários tipos da nova marca de cerveja artesanal Trina, que também chega à capital paraense, shows de música, esportes radicais e oficinas sobre a produção da bebida.

Os cinco dias de evento terão diversas atrações musicais como Nilson Chaves, as bandas Zona Rural, Sevilha, Ver-o-Peso, o grupo de Carimbó Cobra Venenosa, os DJs Tubarão, Boy, Carlinhos e outros artistas. O espaço terá dois palcos. O primeiro será para as atrações contratadas e o segundo será aberto para os DJs e músicos realizarem oficinas para o público, que poderá se reunir para tocar junto. Os ingressos para o evento podem ser comprados na hora com preços diferenciados.

As oficinas de cerveja serão realizadas pelo mestre Cervejeiro Marcelo Fiel. Com formação nos Estados Unidos e na Alemanha, Marcelo tem diversos cursos e experiência na prática de mercado com a cerveja Trina, fundada no Estado do Amapá. “As oficinas serão de degustação de cerveja, produção das cervejas artesanais e contando também um pouco da história da bebida de como e onde surgiu, quais são as escolas cervejeiras atuais, os estilos de cerveja, qual é o perfil do brasileiro e do paraense”, explica. Ele adianta que o segredo da boa cerveja são os ingredientes, que também serão conhecidos de perto nas oficinas.

A banda Zona Rural se apresentará na quinta-feira (10) e no domingo (13) com um repertório recheado de clássicos do rock’n’roll. As músicas vão de Elvis Presley, Beatles, Rolling Stones, AC/DC até Offspring e System Of Down. Para o vocalista da banda Zona Rural, Roosevelt Bala, rock e cerveja tem uma harmonia única

“Eles tem uma relação próxima. Rock and roll e cerveja são parentes. O rock praticamente nasceu nos pubs londrinos e americanos, onde era uma característica beber cervejas ou whisky. A cerveja é a mais popular das bebidas da história. Qualquer festival de rock precisa ter um bom derramamento de cerveja para o público”, enfatiza.