Álbuns históricos do Balão Mágico chegam ao streaming

Discos de 1983, 1984 e 1985 trazem clássicos até hoje lembrados,=.

Redação Integrada

Um dos maiores fenômenos infantis do Brasil, a Turma do Balão Mágico, lançou sete álbuns entre os anos de 1982 e 1990. Dentre esses, os três mais representativos acabam de ser lançados nas plataformas de streaming, pela Sony Music, em comemoração ao Dia da Criança. O projeto de digitalização do catálogo do grupo, inclui a restauração de tapes analógicos e projetos gráficos originais. 

Ouça aqui.

Os álbuns que acabam de ser lançados são os homônimos de 1983, 1984 e 1985, que trazem clássicos até hoje lembrados, cantados apenas pelos integrantes - Simony, Tob, Mike e Jairzinho - ou em parceria com ícones da música brasileira, como Roberto Carlos, Djavan, Fábio Júnior, Baby do Brasil, Pepeu Gomes, Erasmo Carlos e os grupos Metrô e Dominó.

Em 1981, o compositor Edgard Poças foi contratado pela CBS para criar letras de músicas infantis que haviam sido trazidas da Europa. A primeira cantora mirim convidada foi Simony, de apenas cinco anos, que havia sido descoberta no programa de Raul Gil. Tob foi selecionado em seguida, em um teste na gravadora. Ele já se apresentava em shows de calouros, desfiles e comerciais.

Quando o primeiro álbum, homônimo, de 1982 estava finalizado, entrou Mike, que incluiu no disco a faixa “Oh! Suzanna” na voz dele. O álbum, produzido por Mauro Motta e Roberto Costa, trouxe sucessos como “A galinha magricela”, “Baile dos passarinhos” e “O trenzinho”. A Globo decidiu contratá-los para transformar o Balão Mágico num programa matinal diário, apresentado a princípio por Simony e pelos humoristas Castrinho e  Orival Pessini na pele do alienígena adorável Fofão, que estreou em março de 1983.

Novamente com repertório de Edgard Poças, o segundo álbum, homônimo, trouxe grandes astros e estrelas do elenco da CBS, como Djavan na faixa “Superfantástico”, Baby Consuelo (hoje, do Brasil) em “Juntos”, outro hit, além de “Ursinho pimpão” e “Ai meu nariz”. O disco foi recordista de vendas, chegando a 1 milhão de cópias, e a Globo ampliou a duração do programa infantil.

image Um dos álbuns que entrou para o streaming (Capa)

Em 1984, Jairzinho (hoje Jair Oliveira), filho de Jair Rodrigues, que à época apresentavam-se juntos na Itália cantando o sucesso “Io e te”. Ao voltar para o Brasil, Jairzinho ia cantar com Pelé num estádio, mas o craque faltou ao evento e o garoto se saiu bem sozinho, sendo em seguida convidado a integrar a Turma no quarto álbum, de 1984, que bateu novo recorde de vendas puxado pelas canções “É tão lindo”, “Mãe, me dá um dinheirinho” e “Amigos do peito”, com as participações de Roberto Carlos, Baby & Pepeu e Fábio Júnior, além de “Tia Josefina”, “Se enamora” e um raro medley de canções nacionais, “Dia de festa” e “Atirei o pau no gato” com a participação de Fofão.

O grupo ainda ganhou um especial na Globo, onde o programa infantil subia cada vez mais no Ibope, A Turma do Balão Mágico em Amigos do Peito, dirigido por Augusto Cesar Vanucci.

Em 1985, Tob, com 14 anos, passava por uma mudança de voz e foi substituído por Ricardinho, de 10 anos. O grande destaque do quarto álbum homônimo do grupo foi “Barato Bom é da Barata” em parceria com Erasmo Carlos, “Tic Tac”, com Castrinho e participações da banda Metrô em “Não dá pra parar a música”, do grupo Dominó em “Fim de semana” e “Chega mais um pouco” e do casal Baby e Pepeu em “Um raio de sol”. A Globo, mais uma vez, exibiu um especial extra do quarteto, A Turma do Balão Mágico nº2.

image Outro álbum que chegou às plataformas digitais (Capa)

O último ano da fase áurea da Turma do Balão Mágico foi 1986, quando Simony trocou a Globo pela Manchete, a fim de apresentar seu próprio programa infantil, Nave da Fantasia. O grupo se dissolveu logo depois do quinto e último álbum homônimo do grupo.

Apenas nos primeiros cinco anos, calcula-se que tenham vendido algo em torno de dez milhões de discos. O grupo teve ainda um revival, com novas formações, gravando álbuns em 1988 (“A Nova Turma do Balão Mágico”, destacando o hit “Bruxinha” e “Meninos e meninas”) e 90 (“A Turma do Balão Mágico”, com “Quem não sabe assoviar”, em dueto com o cantor Sebastian), já disponibilizados no streaming. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Música
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA