MENU

BUSCA

Lumena autorizou: Conheça 6 receitas de cuscuz que fazem sucesso em diferentes regiões do Brasil

Saiba como fazer várias receitas gostosas usando como ingrediente o flocão de milho

Amanda Martins (com edição e supervisão de Felipe Saraiva)

Uma nova polêmica envolvendo o queridinho do Nordeste brasileiro, o cuscuz, agitou tanto a casa do ‘Big Brother Brasil’, quanto dividiu opiniões na web nos últimos dias. A ‘treta’ começou no domingo (28), quando Fiuk tentou fazer uma farofa com flocão de milho, ingrediente que serve de base para o preparo do prato típico, e levou uma ‘atenção’ de Juliette.

Para a representante da Paraíba, o paulista estava preparando a iguaria de maneira ‘inadequada’. Mas a pergunta que não quer calar é: ‘Será que existe uma forma correta de fazer cuscuz ou utilizar o flocão de milho para produzir outro tipo de comida?’. Por isso, a Redação Integrada de O Liberal resolveu reunir várias receitas com o ingrediente que são produzidas por todos os cantos do país, mostrando que não existe uma única forma específica de preparo. 

Cuscuz nordestino

É um dos pratos típicos mais consumidos entre os brasileiros que moram no Nordeste do país. Preparado com flocão de milho, uma pitada de sal, coco ralado, água e leite de coco. Há quem preferia passar somente manteiga por cima, mas, o cuscuz também pode ser recheado com carne de sol, calabresa e charque frito.

Cuscuz paulista

A base do prato ‘apaulistado’ permanece sendo a farinha de milho, mas a região sudeste do Brasil o consome de uma forma totalmente diferente, podendo ser feito com temperos a gosto, como caldo de legumes, ovo cozido, frango, camarão e peixe. 

Cuscuz marroquino

Um dos pratos pouco conhecido pelo público oferece mistura de sabores doces e salgados ao mesmo tempo. É encontrado em empórios gourmets ou na área de importados dos supermercados. Limão, damasco, uva-passas e mel são uma das especiarias presentes no prato.

Cuscuz doce

Bastante consumido pelos brasileiros que moram na região Norte do país. Os ingredientes coco ralado seco, leite de coco, leite e açúcar estão presentes na receita. Pode ser servido no café da manhã ou no lanche da tarde acompanhado de um bom café. 

No Pará, muitas pessoas costumam comer o cuscuz doce na ‘Tapiocaria’, localizado na Praça Da Vila, no distrito de Mosqueiro.

Não é fã de cuscuz? Você também pode comer petiscos, bolos, tortas e até mesmo farofa utilizando como ingrediente o flocão de milho.

Tapioca floco de milho

Para inovar no sabor da tapioca, além da goma, esta receita também pode ser utilizada com flocão de milho. Queijo branco e presunto podem servir como recheio, mas é permitido soltar a criatividade na hora de preparar o prato.

Farofa com flocão de milho

Cansou de comer a farofa ‘tradicional’? Agora você pode preparar o alimento refogando a cebola com o azeite, adicionar o flocão, água, sal e cozinhar por cinco minutos para não queimar. Pronto! Pode degustar uma segunda alternativa de acompanhamento.

Cultura