CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Livro reúne receitas feitas com mel de abelhas nativas

Chef paraense é um dos autores contribuintes da obra que difunde conhecimento sobre as abelhas nativas e a importância da conservação dos polinizadores

Thainá Dias

A biodiversidade brasileira está em alta no livro “67 receitas com mel de abelhas nativas”, se trata de uma publicação com a participação de 49 autores de todo o Brasil. Entre eles, está o paraense Paulo Anijar. A obra tem como objetivo expandir o conhecimento sobre as abelhas nativas e a importância da conservação dos polinizadores. O lançamento está marcado para o dia 5 de outubro, no restaurante Dalva e Dito, em São Paulo. Depois, no dia 19 de novembro, acontece o lançamento para o público no Mercado de Pinheiros, das 11h às 16h, e início das vendas da versão física pelo site do Instituto Atá, bem como a disponibilidade da versão PDF para download gratuito.

O livro, que faz parte do projeto Verde Mel, tem como organizadores o ecólogo Jerônimo Villas-Bôas, o chef Alex Atala, o pesquisador Fabio Menna e a jornalista Janaína Fidalgo. Quem assina o projeto gráfico é o designer Teo Menna e a fotografia ficou por conta de Rubens Kato. Ao longo de 155 páginas, os autores compartilham receitas elaboradas com mel e pólende, 18 espécies de abelhas nativas, divididas em nove capítulos: tira-gosto, salada, prato feito, para a mistura, para acompanhar, sobremesa, para qualquer hora, bebidas não alcoólicas e goró.

Segundo o chef paraense, Paulo Anijar, “informação é a melhor ferramenta, a mais eficiente, sempre! Um livro como este tem um papel educativo, de levar conhecimento sobre as abelhas nativas e seus produtos ao público leigo que, por meio de receitas acessíveis, fáceis de preparar em casa, pode aprender a usar e valorizar este produto tão rico da nossa biodiversidade. Creio que incentivar o uso do mel de nativas é uma estratégia eficiente para a conservação dos polinizadores”, afirmou.

Paulo ressaltou ainda que, “esse é um livro de receitas com uma mensagem por trás, que dá conta da necessidade de olharmos para a nossa biodiversidade, conhecê-la, valorizá-la e conservá-la. Se não cuidarmos de nossas florestas, da nossa fauna e flora não haverá vida possível. Foi um grande prazer estar entre mais de 40 cozinheiros e cozinheiras de todo o país, compartilhar um pouco de conhecimento para tentar aproximar um produto tão rico e tão nosso, de todos os brasileiros e brasileiras”, concluiu o chef.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA