MENU

BUSCA

Live do Parangolé e espetáculo sobre Dom Quixote: veja a programação desta sexta-feira

Atrações virtuais garantem entretenimento para o público em meio à pandemia do novo coronavírus

Ana Carolina Matos

Live Shows

- Hoje, 3, o cantor, compositor e pianista Breno Ruiz faz show com canções inéditas de seu novo projeto, Dentro de Casa, e de seu primeiro álbum, Cantilenas Brasileiras. Sábado, 4, é a vez da irreverência da cantora Elza Soares em sarau intimista com participação do rapper Flávio Renegado. Domingo, 5, o mestre alagoano Sapopemba apresenta as tradições afro-brasileiras com o álbum Gbó. A programação faz parte da série Música #EmCasaComSesc que, sempre às 19h, promove uma atração diferente no Instagram e YouTube do Sesc São Paulo.

- Nesta semana programação de lives da Casa Natura Musical, de São Paulo, está agitada! Hoje, 3, tem apresentação de Maria Luiza Jobim. No sábado, 4, a programação fica sob comando de Iara Rennó e domingo, 5, a atração fica com César Lacerda. As apresentações são realizadas no Instagram, às 19h.

- Hoje, 3, o grupo Parangolé leva o melhor do axé baiano para os fãs por meio de um show virtual. A apresentação tem início às 20h e terá transmissão ao vivo por meio do canal do grupo no Youtube.

- A Lambateria Live continua levando o melhor da música paraense para as plataformas digitais. As transmissões ocorrem de segunda a sábado, das 22h às 23h, no Facebook da Lambateria. Hoje, 3, Lucyan Costa comanda a programação. Amanhã, 4, a transmissão fica sob o comando de Bruno Benitez.

- Teresa Cristina faz um show em formato de live hoje, 3, a partir das 22h. A cantora e empresária apresenta um repertório envolvendo para os fãs por meio do canal no Youtube.

- Joelma resolveu dar um presente aos fãs. Hoje, 3, às 22h45, ela fará a live 'Joelma Live Show', que tem objetivo de relembrar as turnês de shows por todo o Brasil e levar um pouco de alegria para quem está em casa com um repertório repleto de hits dançantes, românticos e que fazem parte dos seus 25 anos de história e que a consagraram uma das maiores performers do Brasil. Além de trocas de figurino, interação com o público e muitas surpresas. A live será no canal do YouTube da artista.

- Hoje, 3, e sábado, 4, ocorre a edição "esquenta" do Festival Latinidades, em parceria com o Centro Cultural São Paulo (CCSP). Pelo segundo ano consecutivo e desta vez online, no perfil do CCSP no Instagram, espaço cultural e o Instituto Afrolatinas se unem para uma programação exclusiva com artistas da cidade de São Paulo. A 13ª edição do Latinidades, maior festival de mulheres negras da América Latina, ocorre entre os dias 23 e 27 de julho e tem como tema "Utopias Negras".

- Os meninos do Mizerê fazem um show virtual para os fãs neste sábado, 4, a partir das 14h, por meio do canal oficial do grupo no Youtube. A apresentação terá convidados especiais como Erick Pirô, vocalista da banda Pirô, a influenciadora digital Samara Castro e o educador físico e diretor do Dance To Dance, Jonathan Feio. A programação visa arrecadar doações para a Casa Ronald McDonald Belém e músicos. Mais informações: (91)98218-1882.

- A cantora Lexa faz uma novo show virtual para os fãs em meio à pandemia. A apresentação da artista está marcada para ocorrer amanhã, 4, a partir das 18h, por meio do canal oficial da funkeira no Youtube.

- Péricles segue surpreendendo seus fãs e admiradores e chega com diversas novidades no próximo fim de semana. Na sexta, 3, o artista divulgará o EP completo do “Pericão Retrô” e no sábado, 4, a partir das 18h, fará mais um show online, o SAMBA DO REI, que será transmitido pelo seu canal oficial do YouTube.

- No sábado, 4, o cantor e compositor Anderson Moyses faz uma live com canções de Ná Ozetti, Elis Regina, Nazaré Pereira, Paulo André Barata, Alfredo Reis, Ronaldo Silva e outros artistas. Acompanhado do guitarrista e violonista Rafael Guerreiro, a transmissão online ocorre na página oficial do músico no Facebook e Instagram. A programação será às 19h.

- O cantor paraense Anck fará um show ao vivo no Youtube amanhã, 4, às 20h. A programação visa arrecadar doações em dinheiro que serão revertidas ao Movimento da República de Emaús, que recentemente perdeu o padre Bruno Sechi, vítima de covid-19. Mais informações em (91)98135-7458.

- Domingo, 5, a partir das 15h, o trio Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo fazem uma apresentação virtual de "O Grande Encontro". O famoso show que já percorreu todo o Brasil será transmitido ao vivo por meio do Youtube.

- O Detonautas Roque Clube faz um show online para comemorar o mês do Rock, gênero que consagrou a banda. A transmissão é no domingo, dia 5 de julho, às 18h30, diretamente do estúdio Mobília Space, pelo seu canal do YouTube.

- Fernando e Sorocaba atenderam aos pedidos e vão lançar um álbum só com músicas antigas que fizeram parte da história dos sertanejos. E no mesmo final de semana, a dupla irá realizar mais uma live solidária, no domingo, 5, às 16h30, pelo Youtube, que vai se chamar ‘Live Quadro’.

- A banda Roupa Nova anunciou que fará uma nova live no dia 10 de julho, no primeiro “Drive In Show” do Rio de Janeiro. Confirmada para as 21h, a apresentação será transmitida pelo YouTube e tem como objetivo, além de levar entretenimento, arrecadar fundos para o Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro, e para o Hospital de Amor, em Barretos.

- A primeira casa do projeto React Rio, da Jeunesse Arena, sedia grandes transmissões ao vivo. Dia 13 de julho, é a vez do Planet Hemp. O grupo se apresenta sem plateia física, e o show será transmitido no canal oficial do Planet Hemp no YouTube.

- Bell Marques será o primeiro artista a fazer uma live em cima de um trio elétrico. A apresentação será transmitida de Fortaleza, no dia 25 de julho, a partir das 16h. A data coincide com o fim de semana em que seria realizado o Fortal 2020, carnaval fora de época que foi cancelado por conta da pandemia. A live reunirá os principais sucessos do artista e poderá ser acompanhado no Youtube.

Shows físicos

- O cantor Claudi Wallace apresenta o show Acoust Classic Rock hoje, 3, e nos dias 10, 17, 24 e 31 de julho, às 19h. A apresentação marca também um retorno da programação física na Estação das Docas. O show, em formato acústico, traz canções de Beatles, Pink Floyd, Nirvana, Bread, Simon and Garfunkel, Elton John, Queen, Rolling Stones, Elvis Presley, Bob Dylan e outros grandes nomes do Rock. Informações: (91) 98543-6144.

Lançamentos

- O cantor, compositor e produtor paraense Andro Baudelaire lança hoje, 3, o EP "Guitarrada Cyberpunk caribenha", pelo selo URTIGA. O trabalho, produzido no estúdio Abbey Monsters traz uma mistura de guitarra melódica latina, elementos eletrônicos nostálgicos e atmosfera cyberpunk.

- Hoje, 3, a Banda Lohtus K lança um novo single nas principais plataformas digitais: "Essa Noite Não". A música é um instrumento de motivação para o público que sofre de depressão. Os músicos abordam em suas letras assuntos como emoções profundas, de apoio e mostram isso de uma maneira otimista.

Infantil

- Amanhã, 4, a série série Crianças #EmCasaComSesc promove uma transmissão com Cristiano Gouveia em "Pequenas Histórias de Cantar". No espetáculo ao vivo transmitido pela internet, ele apresenta contos e histórias cantadas de sua autoria, inspiradas em fábulas, histórias da tradição oral, causos e cantigas do Brasil e do mundo. A apresentação começa ao meio-dia, na página do Sesc Ao Vivo no Instagram e no canal do Sesc São Paulo no YouTube.

- Pela primeira vez a plataforma “Dentro da História” agrega a seu portfólio um livro inspirado no conteúdo de um filme infantil. Intitulado “Patrulha Canina: Uma Corrida Radical”, o lançamento da plataforma coloca os fãs da Patrulha Canina dentro da narrativa do filme, como personagens da história.

- A plataforma online Colorindo o Dia, criada pela agência Purple Cow, oferece videoaulas de desenho às crianças, com os temas "Play na Criatividade" e "Qualquer Forma é Qualquer coisa", ministrados por artistas parceiros da Faber-Castell. O intuito é disponibilizar conteúdos divertidos e ensinar novas ferramentas para que as crianças consigam inundar a internet com positividade, do jeito que só elas sabem, desenhando.

- O Itaú Cultural lança o Palco Virtual, espaço fixo em sua grade online, com espetáculos teatrais em vídeo. A programação ocorre até o dia 7 de julho, e foi pensada para adultos e crianças. Um dos destaques é a reestreia adaptada à atualidade de “Fim de Jogo”, peça de Samuel Beckett, gravada em casa durante a quarentena, pelo ator e autor Renato Borghi. Ela será exibido em episódios no site do Itaú Cultural, de hoje, 3, até 7 de julho.

- O Cartoon Network lança atividades digitais para crianças disponíveis no site do canal. A plataforma traz dicas de como as crianças podem se cuidar, inclusive aprender a lavar as mãos; vídeos tutoriais com lições de como desenhar os personagens favoritos; estímulos para se mexer; clipes dos melhores momentos dos shows favoritos; jogos online grátis no CN Games.

- A série Crianças #EmCasaComSesc continua mantendo os pequenos ativos neste período de distanciamento social. A programação ocorre todos os sábados, ao meio-dia, com transmissão pelo YouTube do Sesc São Paulo e Instagram do Sesc ao Vivo.

Cinema, TV e Espetáculos

- A partir de hoje, 3, às 18h, o público vai poder conferir a íntegra de uma obra marcante do repertório da SPCD: O Sonho de Dom Quixote, criada especialmente por Márcia Haydée para a Companhia em 2015. Vídeo na íntegra, pelo período de 15 dias, no canal da São Paulo Companhia de Dança no YouTube.

- O ator e autor Renato Borghi, um dos principais nomes do teatro brasileiro, é a figura central de duas programações online que o Itaú Cultural realiza neste final de semana. De hoje, 3, até 7 de julho, reestreia o espetáculo Fim de Jogo, peça de Samuel Beckett sobre isolamento, especialmente gravada e dividida em episódios, nas sessões noturnas do Palco Virtual. Já amanhã, 4, Borghi é a personalidade entrevistada no primeiro episódio da terceira temporada do programa semanal Camarim em Cena.

- Hoje, 3 de julho, Debora Lamm encena, de Grace Passô, a peça Mata Teu Pai. O enredo revisita o trágico mito grego de Medeia, inserindo a figura da feiticeira nos dias de hoje, criando assim um debate sobre a condição da mulher atual. A transmissão será pelo YouTube do Sesc São Paulo e o Instagram do Sesc Ao Vivo, às 21h30.

- O público pode acessar o Cinema Em Casa para conferir longas e documentários com acesso gratuito a qualquer hora do dia para ver e rever e sem necessidade de cadastro. No ar desde 4 de junho, o novo serviço de streaming já ultrapassou 100 mil visualizações, atendendo ao público de diversas regiões do país.

- A Cia Banquete Cultural apresenta nos dias 4, 11, 18 e 25 de julho, das 19h às 20h10, seu primeiro espetáculo online em tempo real: a leitura dramatizada de Ata-me as mãos aos pés da cela. Com autoria e direção de Jean Mendonça, o espetáculo inédito será transmitido pelo Youtube e tem no elenco Rose Abdallah, Beth Grandi e Elton Lellis, além de supervisão de Silvana Stein, produção e fotografia de Marcia Otto e direção de arte de Alexandra Arakawa.

- O TeatroJá transmitirá 14 peças ao vivo com ingresso a R$ 10. Lilia Cabral, Paulo Betti e outros atores consagrados terão os espetáculos transmitidos pela plataforma Zoom. O primeiro, “Os Vilões de Shakespeare”, monólogo com Marcelo Serrado, estreia sábado, dia 4 de julho. Ingressos à venda na plataforma. Parte da arrecadação é destinada à assistência emergencial de famílias de técnicos e artistas de teatro de todo o Brasil.

" alt=" image " height="511" layout="responsive" width="768" >

- O cantor Antônio de Oliveira continua com a série de lives "Na Madruga Boladona", em que recebe convidados de diversos estados para trocar vivências sobre sexualidade, gênero, cor, classe, música e artes em geral. As transmissões são feitas pelo perfil do artista no Instagram, sempre às 23h55; e também ficam disponíveis no IGTV.  Hoje, 3, a conversa é com a cearense Yara Canta.

- O “Arrastão do Pavulagem, Arraial do Futuro”, evento digital que substitui a tradicional manifestação junina nas ruas de Belém, terá mais três cortejos virtuais nos domingos: 5 e 12 de julho, sempre às 10h, ao som da Banda Arraial do Pavulagem e transmissão pelo canal do oficial no YouTube, com a participação de convidados. Até 12 de julho, a programação segue com lives, podcasts e campanhas solidárias.

- A plataforma Bossa Criativa – Arte de Toda Gente reúne apresentações e oficinas de diversas linguagens artísticas e formas de economia criativa. O foco do projeto é a democratização da cultura, bem como a diversidade e a difusão de todas as artes, de modo inclusivo. As atividades iniciam neste mês, com “pocket shows”, performances e vídeos de capacitação, exibidos no site www.bossacriativa.art.br e em mídias sociais, com participação de artistas de todo o Brasil.

- O projeto #JHSPOnline, da Japan House São Paulo, vem apresentando diariamente em suas redes sociais uma programação repleta de conteúdo e atividades, para reforçar e manter o compartilhamento das diferentes vertentes do Japão contemporâneo. Atividades lúdicas no estilo ‘faça você mesmo’ são destaque no canal do centro cultural no Youtube, com vídeos didáticos e divertidos que colaboram para unir e entreter toda a família dentro de casa.

- O FAMA Museu - Fábrica de Arte Marcos Amaro, instituição sediada em Itu, no interior de São Paulo -, promove uma série de ações e atividades culturais, artísticas e educativas em suas redes sociais. O público pode conhecer mais sobre o acervo extenso do Museu por meio de vídeos com os curadores: Ricardo Resende e Ana Carolina Ralston. Ambos comentam trabalhos que integram a coleção e apresentam trajetórias dos artistas na série #ObrasComentadas.

Cursos e Oficinas

- A Fotoativa realizará duas oficinas virtuais em julho: “Fotografia encenada”, com Martin Pérez, do Uruguai, até dia 22 de julho. A programação conta com cinco encontros coletivos, nas quartas e quintas da primeira semana e às quartas das semanas seguintes, ao valor de R$ 200. E “Criação de portfólio para artistas visuais”, com Camila Fialho, de 6 a 18 de julho, com seis encontros coletivos e um encontro individual, às segundas, quartas e sextas, de 10h às 12h. Nas duas oficinas, tem descontos de 10% no pagamento à vista e 20% para associados, além de haver uma bolsa integral a aluno sem possibilidade financeira.

- O BrLab, laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais, está com inscrições abertas à 10ª edição até o dia 6 de julho pelo site. O evento ocorre entre 5 e 27 de novembro, com programação totalmente on line. Serão distribuídos R$650 mil em prêmios em parceria com a Vitrine Filmes, Globo Filmes e Projeto Paradiso, além de outros prêmios internacionais. Serão realizados os seguintes workshops: o principal para projetos selecionados em desenvolvimento, o de montagem para obras já filmadas, o de estratégias de audiência, e o de treinamento de profissionais de distribuição, programação e marketing. Ainda, debates, palestras e masterclasses.

Editais e Concursos

- Com o objetivo de formar e capacitar profissionais para as cadeias artísticas das áreas cênicas e musicais, estão abertas, até 10 de julho, as inscrições para o II Curso de Formação em Ópera, uma ação gratuita do XIX Festival de Ópera do Theatro da Paz. O edital completo e a ficha de inscrição podem ser acessados neste link.

- O perfil SobreGentes Arte recebe inscrições para o lançamento de seu próximo livro.  A ideia da obra é valorizar e apoiar o artista independente, principalmente em tempos de isolamento social. Para o livro, o SobreGentes selecionará, através de um grupo de curadores, até 100 artistas das mais diversas áreas, que ganharão, cada um, duas páginas na publicação: uma com a foto da obra e outra com uma mini entrevista. Serão aceitas inscrições para fotografia, literatura, desenho, ilustração, colagem, pintura, escultura, música, dança e teatro. Os interessados podem se inscrever até 30 de julho aqui.

- A Orquestra Ouro Preto lança o Prêmio Orquestra Ouro Preto The Beatles, que vai distribuir R$ 50 mil e selecionar 10 propostas de videoclipes para as músicas que compõem o álbum “The Beatles Vol. 2”, que será lançado em breve. O edital é voltado para artistas que trabalham com produções audiovisuais. Os vídeos deverão expressar a força dos sentimentos presentes em cada uma das 10 músicas que integram o CD. O edital e as informações completas sobre as inscrições e regras das propostas estão neste site. As inscrições seguem até o dia 14 de julho.

- Estão abertas as inscrições Ao 15º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, que ocorre de 3 a 10 de dezembro na rede Cinépolis – a previsão é que seja presencial. Podem concorrer longas e curtas metragens de todo Brasil, além das categorias Curta Universitário de Trabalho de Conclusão de Curso, Filme Publicitário (este apenas para a Paraíba) e Videoclipe. Inscrições até 11 de agosto pelo site festaruanda.com.br.

- O Prêmio Cabíria, voltado a incentivar o protagonismo das mulheres no audiovisual, está com as inscrições abertas até 31 de julho pelo site cabiria.com.br. Este ano, a categoria “piloto de série documental” se soma às existentes nas edições anteriores: “longa de ficção”, “argumento infanto-juvenil de longa de ficção” e “piloto de série de ficção”. Cada categoria celebrará premiações para roteiristas negras e indígenas. Para participar os roteiros e argumentos devem ser de autoria ou coautoria feminina e as narrativas devem contar com pelo menos uma protagonista feminina. A taxa de inscrição é de R$ 80 com valor promocional a R$ 50 até 10 de julho. Até dia 15 de julho, roteiristas negras, indígenas e mulheres trans poderão requisitar inscrições gratuitas.

- Até 31 de julho de 2020, a Nave Gris Cia Cênica receberá obras de bailarinas(os), coreógrafas(os), performers e artistas do audiovisual de todo o país que exploram a linguagem videodança. As produções selecionadas estarão na GIRA - Mostra Nave Gris de Videodança, que tem previsão de estreia para o segundo semestre deste ano, na cidade de São Paulo. Tanto o regulamento da mostra como o formulário para inscrições estarão disponíveis a no site navegris.com.br. O resultado dos selecionados será divulgado em 31 de agosto.

- Até o dia 30 de agosto, estão as inscrições para a 28° edição do Festival Mix Brasil da Cultura da Diversidade, considerado o maior evento cultural com foco em filmes relacionados com a sexualidade em suas diversas formas de expressão da América Latina. As inscrições podem ser feitas por meio deste link. Em 2020, a programação ocorre de 11 a 22 de novembro.

- O Sindtifes lança o edital do II Prêmio de Literatura. O sindicato segue no intuito de incentivar a verve literária dos técnicos-administrativos sindicalizados da UFPA, Ufra, Ufopa e Unifesspa. Poderão participar todos os técnico-administrativos da UFPA, Ufra, Ufopa e Unifesspa, Fadesp e EBSERH, devidamente sindicalizados; com trabalhos escritos em língua portuguesa. As inscrições vão até 31 de agosto, pelo site da instituição.

Cultura