Líbero Luxardo exibe o polêmico "Galo de Briga"
Entrada é franca para a sessão do longa de Monte Helmann
Em Galo de Briga (Cockfighter), Warren Oates interpreta Frank Mansfield, um treinador de galos de briga. Ele é tão explosivo e violento quanto os animais que treina. Mas esta sua impulsividade o faz entrar em uma aposta contra Jack Burke (Stanton). Resultado: seu melhor galo é morto na noite anterior à disputa de "Galo de Briga do Ano". Burke adverte Mansfield: "Você tem dois grandes problemas: você bebe demais e fala demais!".
Devido ao seu comportamento obsessivo, Frank faz um voto de silêncio e mergulha em uma nova jornada rumo ao seu objetivo: ser o treinador de galos do ano. Mesmo que isto lhe custe todas as suas posses, sua família e a mulher que o ama (Patricia Pearcy).
Com produção de Roger Corman (que relançou o filme com o título mais "comercial", Born to kill!) e belo trabalho de edição e trilha sonora, no longa Warren Oates tem atuação inspirada, mesmo que seu personagem só tenha diálogos em duas cenas (sem contar algumas narrações em off). A expressividade do ator é tão envolvente que fica impossível para o espectador não se identificar com o personagem.
O diretor ficou conhecido por levar ao ápice a síntese entre os "road movies" (um gênero de filme em que a história se desenrola durante uma viagem) como, por exemplo, "Easy Rider" (1969). Nesses filmes é abordada a vida de jovens, seres sem passado ou futuro, que se jogam na estrada em busca de aceitação e uma forma de existir, sua única obsessão. Temática essa recorrente nos trabalhos do diretor.
Serviço:
Galo de Briga (Cockfighter), de Monte Helmann;
Data: segunda-feira (22), às 18h;
Local: Cine Líbero Luxardo (Av. Gentil Bittencourt, 650- Belém);
Entrada Franca.