MENU

BUSCA

Ivanildo Alves lança novo romance 'Mãe-Terra, Crônicas do latifúndio na Amazônia'

O lançamento será neste sábado, 15, às 19h, na Aacademia Paraense de Letras.

Enize Vidigal

O professor, advogado, escritor Ivanildo Alves, presidente da Academia Paraense de Letras (APL), lança neste sábado, 15, o romance "Mãe-Terra, Crônicas do Latifúndio” (Ed. Pakatatu). O lançamento com sessão de autógrafos inicia às 19h, na sede da APL.

Esse lançamento, que é o terceiro romance da carreira de Ivanildo, parte de histórias reais testemunhadas por ele no município de Marabá, no Sudeste Paraense, nos anos 80, quando atuava na região como capitão da Polícia Militar do Pará, para desenvolver o enredo ficcional.

Naquela época, ele recorda que Marabá era conhecida como “Marabala”, “reino de pistoleiros conhecidos como Sebastião da Terezona, Bate Fino e tantos outros”. O livro aborda a relação da garimpagem com o latifúndio, pois pessoas vindas de várias partes do Brasil iam garimpar na região e, quando conseguiam adquirir fortuna, acabavam investindo na aquisição de terras, tornando-se latifundiários.

“Existe uma guerra. Há pelo menos quatro décadas, esse problema se aguçou, apesar de ser mais antigo. De um lado, temos o agronegócio, os grandes fazendeiro e, de outro, temos um povo que procura terra para plantar, para produzir e se alimentar no dia a dia”, avalia.

“De modo romanceado, criamos uma trama em que, nas entrelinhas, é denunciada a garimpagem ilegal, o envenenamento dos mananciais e do meio ambiente, a agressão à mata e a violência”, antecipa. “O livro tem uma base real e também, como todo trabalho literário regionalista, nós exploramos também muita ficção”, acrescenta.

Trajetória

Ivanildo Alves estreou como romancista em 2017 com o livro “O Mercador de Túmulos” e, em 2019, veio a segunda obra desse gênero literário, “Santo Antônio do Guamá”.

Mestre em Direito e autor de livros técnicos dessa área, Ivanildo já foi vereador, deputado estadual e secretário estadual de Segurança Pública. Ele enveredou pela literatura, inicialmente, com livros de contos, tendo lançado “Contos da Amazônia”, “Contos de Bragança” e “Panela de Ouro e Outros Contos”.

“Eu tenho bastantes livros escritos na literatura regionalista. Estreei na literatura com livros de contos. Foi um ensaio para escrever um livro com um fôlego maior de extensão, enredo e número de personagens. Sempre admirei o estilo literário do romance”, relata.

Agende-se:

Lançamento do livro “Mãe-Terra, Crônicas do Latifúndio”, de Ivanildo Alves

Dia: Sábado, 15

Hora: 19h

Local: Academia Paraense de Letras (Rua João Diogo, 235, Campina)

Venda de exemplares no lançamento e pelo e-mail ivanildo.alves.prof@gmail.com

Cultura