CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Iphan e UFPA abrem chamada para oficinas audiovisuais sobre o Patrimônio Imaterial paraense

As inscrições estão abertas até 31 de março.

Enize Vidigal, O Liberal
fonte

Estão abertas até o próximo dia 31 de março as inscrições para as oficinas da “Série Audiovisual Modos de Olhar: Patrimônio Imaterial Paraense”, que vai ensinar as comunidades a utilizarem ferramentas de produção audiovisual para que elas possam elaborar conteúdos sobre si mesmas. As oficinas serão realizadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual (Visagem). As comunidades contempladas serão as detentoras de bens imateriais paraenses reconhecidos pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil.

O regulamento de participação está disponível no site do Iphan. Podem participar detentores do carimbó, Círio de Nazaré, roda de capoeira e ofício dos mestres de capoeira, festividades do Glorioso São Sebastião na região do Marajó e modo de fazer cuias do Baixo Amazonas.

O projeto vai ofertar 15 vagas, sendo três por bem registrado no Pará. Os selecionados receberão bolsas de auxílio no valor de R$ 1 mil e também terão custeadas as despesas de transporte para participarem da etapa presencial do projeto, em Belém.

“Essa é uma demanda recorrente de detentores dos bens registrados no Pará, considerando a crescente necessidade dos grupos e comunidades de realizarem registros de suas atividades, para, por exemplo, concorrer a editais ou mesmo divulgado suas atividades”, explica o técnico em Antropologia do Iphan no Pará, Cyro de Almeida Lins. “Esse tipo de demanda está presente nos planos de salvaguarda da capoeira e do carimbó”, acrescenta.

A seleção vai considerar o bem cultural que o candidato representa, diversidade territorial, paridade de gênero e diversidade do perfil de atuação e experiência. Além disso, os interessados devem possuir equipamentos mínimos, como smartphone com gravação em full HD, capacidade de armazenamento e acesso à internet.

As inscrições podem ser realizadas pelo preenchimento do formulário digital disponível aqui. Deve ser anexada a carta de anuência dos grupos sobre os quais pretende realizar os registros audiovisuais. O resultado da seleção está previsto para até o dia 8 de abril.

As oficinas terá um módulo presencial, de 22 a 24 de abril, de 8 às 12h e de 14 às 18h, no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas do campus da UFPA, em Belém; e outro on-line, de 2 e 29 de maio, com a captação e envio de material audiovisual, e de 6 de junho a 30 de agosto, com a montagem e finalização. As oficinas se encerrarão em 9 de setembro com a mostra das produções.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA