MENU

BUSCA

Ioepa divulga lista com autores selecionados no 'Prêmio Literário Dalcídio Jurandir 2019'

São 10 autores na categoria prosa e quatro na de poesia. As entrega solene das obras está prevista para o dia 1º de dezembro.

A Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa) divulgou o resultado final do edital “Prêmio Literário Dalcídio Jurandir 2019”. A lista com os 10 selecionados em prosa e os quatro em poesia foi divulgada oficialmente por Moisés Alves, da Editora Pública do Estado Dalcídio Jurandir, da Ioepa, após o prazo para receber recursos, previsto no edital, ter se esgotado.

Nos curta no Facebook para acessar as principais notícias do dia, lives e promoções.* Clique aqui

“São 10 autores na categoria prosa e quatro na de poesia. As entrega solene das obras está prevista para o dia 1º de dezembro”, disse Moisés Alves. O edital foi lançado na 23º Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, em agosto de 2019, após a assinatura do decreto do governador Helder Barbalho que instituiu a Política Pública de Edições e Publicações de Livros do Estado do Pará.

As inscrições ocorreram de 4 de novembro de 2019 até 14 de janeiro de 2020. Para o integrante da editora pública, a premissa de abrangência do edital também foi cumprida, já que, das 12 microrregiões do Pará, autores de 10 delas foram contemplados.

Jorge Panzera, presidente da Ioepa, destacou a importância do edital para a divulgação de novos autores e de obras inéditas. “São 14 autores que vão apresentar ao público seus trabalhos em prosa e poesia. Isso mostra a força de nossa literatura. Vamos agora preparar os livros para a publicação e o lançamento em dezembro”, disse Panzera.

Panzera também parabenizou os autores selecionados e anunciou o desejo da autarquia de lançar o segundo edital em dezembro deste ano, durante o lançamento das obras escolhidas agora. “Vamos buscar aperfeiçoar o certame, torná-lo ainda mais abrangente, olhando o Estado como um todo e não só aqui na região metropolitana, para valorizar a literatura paraense, incentivar a produção e o lançamento de novos autores, já que somos um Estado de literatura rica e com grandes autores em sua História”.

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, a editora pública e a comissão julgadora mantiveram o trabalho para cumprir os prazos exigidos pelo edital. O certame teve mais 130 inscritos. Destes, passaram por uma comissão de habilitação, que selecionou 70 autores e, depois, a comissão julgadora avaliou o mérito das obras, para chegar ao resultado final.

Todos os inscritos na categoria poesia serão convidados pela Ioepa a participar de uma oficina de poesia e que o resultado dessa iniciativa será divulgado em uma coletânea pela Imprensa Oficial do Estado do Pará.

O coordenador da editora Púbica Dalcídio Jurandir, Rodrigo Moraes, informa que serão 11 livros a serem lançados, sendo 10 de prosa e um de uma coletânea de poesia, "que mostram uma parte do grande panorama que é a nossa arte literária do Pará”, disse Rodrigo Moraes.

Saiba quem são os contemplados pelo edital:

Os selecionados para o “Prêmio Literário Dalcídio Jurandir 2019” na categoria prosa são:

Taion Rehm Costs de Almeida (Pedra Preciosa – Ou a incrível aventura que o garoto Heliodoro viveu após ouvir a música misteriosa que emanava da floresta- Araguaia)

Francisco Egon da Conceição Pacheco (Marias e Encantarias II - Num tempo do era ... - B. Amazonas),

Airton Souza De Oliveira (Receita para angustiar o amor no coração da noite - Carajás),

Felipe Figueiredo De Campos Ribeiro (Ínfimas Infâmias – Guajará),

Marcos Samuel Costa Da Conceição (O Cheiro dos Homens – Marajó),

João Pereira Loureiro Junior (As Cores da MeiaNoite – Caeté),

Lincoln Campos Pereira (Sapinho Perereco e o Grilo Saltitante - Rio Capim),

João Gabriel Dos Santos Brito (Pelo Caminho do Rio Envelhecido - Tocantins),

Fernanda Karla Miranda Dalmam (Inveja – Xingu).

Na categoria poesia foram selecionados:

Maria De Fátima Araújo Teles (O Boi Pavulagem – Araguaia),

Igor Barbosa Marques (Sem mais, adeus! – Guajará),

Adalberto Marcos da Silva (Somos Terra, Somos Água, Somos Vida – Carajás)

Nathália da Costa Cruz (Cobaia – Guajará)

Cultura