MENU

BUSCA

I Bienal de Artes de Belém inicia com conferência e espetáculos

A Aldeia Cabana Davi Miguel receberá os shows de Simone e 'Para Sempre Ruy' e cortejo de grupos folclóricos.

Enize Vidigal

A I Bienal de Artes de Belém inicia nesta terça-feira, 20, com muitas atrações de variadas modalidades artísticas espalhadas por toda a cidade. A cantora Simone vai substituir Gal Costa no show principal da data de estreia da programação, na Aldeia Cabana Davi Miguel, a partir das 22h. Antes, o ex-ministro da Cultura, sociólogo Juca Ferreira, participa da conferência de abertura intitulada “Cultura: Afirmação de Direitos”, no auditório Eloy Chaves, do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev), situado na Av Alcindo Cacela, 1962, das 15h às 18h.

A Bienal realizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município (Fumbel), continuará até o próximo domingo, 25. Todos os eventos são gratuitos. Confira a programação completa aqui.

A organização da Bienal foi informada do cancelamento de Gal Costa na véspera da apresentação, dois dias após a cantora ter se apresentado no Coala Festival, em São Paulo. A produção da artista de 76 anos alegou “motivo de força maior”, sem dar detalhes. Simone foi convidada para ocupar o palco “Âncora”, no mesmo dia e horário.

Nas redes sociais, Simone postou sobre o show e legendou: "Belém, tô chegando". Ela deve apresentar as músicas do novo álbum "Da Gente", lançado este ano. A intérprete de sucessos como "Tô Voltando", "Uma Nova Mulher" e "Tô que Tô" não lançava disco desde 2013.


A conferência de abertura terá a participação do prefeito Edmilson Rodrigues e de outras autoridades e contará com uma performance da ativista indígena, atriz e escritora Márcia Kambeba.

Após a conferência de abertura, os eventos da Bienal estarão concentrados na Aldeia Cabana. A programação inicia às 18h com o Cortejo de Manifestações Culturais, que vai reunir artistas do Auto do Círio, grupos de toada, de boi-bumbá, de pássaros juninos e de afoxés, quadrilhas juninas e blocos carnavalescos, assim como o Boi sem Rabo com Eloy Iglesias.

Em seguida, a partir das 20h, será apresentado o espetáculo “Para Sempre Ruy”, que celebrou com atraso o centenário de Ruy Barata, em abril deste ano, com ingresso pago. O evento que destilou poemas e as músicas artista feitas em parceria com o filho, Paulo André, com a participação de grandes nomes da música paraense, será exibido, agora, de graça para a população. Entre os intérpretes que estarão na edição levada para a Bienal, estão Alba Mariah, Andrea Pinheiro, Lucinnha Bastos, Pedrinho Callado e Pedrinho Cavalléro.

Programação

Outras grandes atrações de carreira que irão se apresentar na Aldeia Cabana, serão Gretchen, Dona Onete, Fruto Sensual e Aparelhagem Crocodilo, na quarta-feira, 21; Zeca Baleiro, Nilson Chaves, Hamilton de Holanda e Bando Mastodonte, na quinta-feira, 22; Felipe Cordeiro e Choro do Pará, na sexta, 24; e Teresa Cristina, Bilão e Coletivo Tem Mulher na Rosa de Samba, no sábado, 25.

A I Bienal de Artes de Belém continuará até o próximo dia 25 levando com rodas de conversas, festival de música, apresentações de teatro e dança, oficinas de capacitação, recitais, exposições e shows para os oito distritos da cidade, incluindo as ilhas do Combu e de Cotijuba.

A programação inclui o IV Festival de Música Brasileira, cuja final será na Aldeia Cabana, na próxima sexta-feira, 23, data em que também se encerrará a I Festa Literária de Belém (Flibe), que acontece no Centur.

Cultura