MENU

BUSCA

Gretchen fala sobre fé e sua relação com Círio de Nazaré

Cantora, carregada de religiosidade, conta como é sua conexão com Nossa Senhora de Nazaré e o Pará

Bruna Dias

Alguns romeiros se depararam com Gretchen na corda do Círio deste ano, no último dia 09. Fazendo um pedido especial para uma amiga querida, a artista rogava pela saúde da cantora Simony, ex-Balão Mágico. A imagem forte, mostrava Gretchen pedindo pela cura da amiga, que passa por um tratamento contra um câncer no intestino.

“No ano que vem, tenho certeza que ela vai estar aqui comigo e que a gente vai na corda juntas. E vocês, que falaram um monte de besteira, vão entender bem o que é fé e o que é amizade”, disse Gretchen, na ocasião.

VEJA MAIS

 

 

Porém, a ligação com o Pará é antiga. Há anos, ela adotou Valentina. A menina, de 11 anos, é de Capitão Poço e atualmente mora com a mãe. Valentina morava na França com um dos seus irmãos.

No início deste ano, Gretchen recebeu o título de Cidadã Paraense em cerimônia na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). Foi a primeira vez que a artista recebeu este tipo de reconhecimento da casa.

O oliberal.com bateu um papo com a cantora sobre sua ligação com o Círio e a fé em Nossa Senhora. Confira:

Gretchen, desde que você veio morar em Belém, sua relação com o com a cidade ficou mais forte, mesmo que você já tenha historias especiais por aqui. Fale um pouco sobre sua relação com a cultura paraense atualmente.

R: Primeiro que eu amo a cultura paraense mesmo antes de vir morar aqui. O Carimbó é a minha paixão. Até aprendi a sanção por causa do amor que tenho pelo ritmo.

Você conheceu o Esdras no Círio, em seguida pagou uma promessa com uma casa e esse ano foi na corda, você já viveu muitas emoções com essa festa, que evidenciou ainda mais a sua fé. Como é a sua ligação com Nossa Senhora e o Círio?

R: Com o Círio foi a minha primeira experiência de fé. E foi para sempre. Jamais deixarei de estar presente. E com Nossa Senhora de Nazaré mais ainda. A minha fé nela é inabalável.

Você tem uma filha paraense, que faz com que o elo com o Pará seja muito mais forte. Me conta como tem sido esse acolhimento dos paraenses, quem te acompanha nas redes sociais sabe que o povo te considera como filha da terra e te defende como tal.

R: Esse acolhimento é único. Já morei no Nordeste e o povo é muito hospitaleiro. Aqui, o povo é acolhedor. Carinhoso e presente.

Recentemente você se apresentou na I Bienal das Artes de Belém. Mas você tem feito bastante shows por aqui, pelo Brasil e pelo mundo. Quais são os seus próximos projetos como cantora?

R: Não faço mais projetos. Espero o que o universo me dá. O que Nossa Senhora de Nazaré me prepara a cada dia.

Esdras Souza, seu marido e músico, é um artista, como você. A vida conjugal e o gosto pelas artes pode impulsionar novos projetos artísticos conjuntos?

R: Nossa vida conjunta é um projeto eterno. A música nos une, Nossa Senhora nos une. A fé nos une. E todos os nossos sonhos nos une. Porque pensamos e sonhamos iguais.

Gretchen, você é uma personalidade presente na história da televisão brasileira e é muito ativa nas redes sociais. Em tempos de debates sobre o futuro do país, que mudanças nos campos da comunicação e da cultura você defenderia?

R: Prefiro não responder. Política é muito polêmico. E eu prefiro guardar meus pensamentos para mim e compartilhar com pessoas que comungam do mesmo sentimento. Porém a cultura é o maior tesouro do nosso país.

Cultura