MENU

BUSCA

Fernanda Young, morta na madrugada, é enterrada em São Paulo

Young foi roteirista de “Os Normais”, "Os Aspones", "Minha nada mole vida e "O Sistema"

Redação Integrada

O corpo da atriz,escritora e roteirista Fernanda Young, de 49 anos, foi enterrado às 17h deste domingo (25), em São Paulo. O velório durou cinco horas e o último adeus foi sob aplausos. Fernanda morreu na madrugada do domingo, em decorrência de uma crise de asma seguida de parada cardíaca.

O corpo da roteirista foi velado no Cemitério de Congonhas, na Zona Sul da capital paulista. Cerca de 150 pessoas acompanharam o cortejo puxado pelos familiares próximos, o marido Alexandre Machado, a filha Estela May e a mãe Leila Quintanilha.

Vários amigos que já trabalharam com a artista foram se despedir. Entre eles, a atriz Fernanda Nobre, que protagonizaria uma peça ao lado de Fernanda a partir de 12 de setembro, foi uma das primeiras a chegar.

"É uma perda enorme para a nossa cultura nesse momento que a gente está vivendo. Uma mulher empoderada, forte, inteligente", disse a atriz.

A cantora Marina Lima, a apresentadora Astrid Fontenelle, as atrizes Monica Iozzi, Maria Ribeiro, Marisa Orth e Flávia Garrafa, o estilista Alexandre Herchcovitch e a jornalista Lilian Pacce também estiveram no velório para se despedirem da amiga.

Young ficou conhecida por ser roteirista das séries 'Os Normais', 'Os Aspones', 'Minha nada mole vida' e 'O Sistema'. Fernanda ainda lançou 14 livros, entre eles, "Pos-F", "Estragos" e "A mão esquerda de vênus". Fernanda nasceu em Niterói e frequentou a faculdade de letras da Universidade Federal Fluminense.

Leia também - Artistas lamentam a morte de Fernanda Young

CARREIRA - Fernanda Young nasceu na cidade de Niterói (RJ) e chegou a cursar a faculdade de letras da Universidade Federal Fluminense, mas não concluiu. Depois também chegou a fazer parte da graduação de Rádio e TV, da Faap.

Um dos primeiros trabalhos na televisão foi em 1995, como roteirista do programa "A Comédia da Vida Privada", da Rede Globo, adaptação de textos de Luis Fernando Veríssimo. O trabalho foi feito junto com o marido, Alexandre Machado. Em 1996, lançou o primeiro livro, "Vergonha dos pés", pela editora Objetiva.

Young trabalhou nos roteiros de uma das suas séries de maior sucesso da TV Globo "Os Normais", estrelada por Fernanda Torres e Luiz Fernando Guimarães. Ela ainda escreveu os roteiros das séries "Os Aspones", "Minha nada mole vida e "O Sistema", entre outras.

Entre os 2006 e 2010, Fernanda apresentou o programa "Irritando Fernanda Young", e "Confissões do Apocalipse", em 2012, ambos no canal por assinatura GNT. No ano de 2009, Young surpreendeu a todos com um ensaio nu para a revista "Playboy", que vendeu acima das expectativas.

Cultura