MENU

BUSCA

Exposição mostra o trabalho e arte do homem kayapó

Evento se inicia nesta terça-feira, no Espaço São José Liberto

O Liberal

Dos territórios produtivos Kayapó, espalhados em cerca de 6 milhões de hectares de florestas, sai a matéria-prima usada na produção tradicional de artesanato, que vem sendo repassada dos mais velhos aos mais jovens. O uso desse insumos naturais, que inclui madeira, fibra, cipó, folhas e sementes, proporciona uma intensa relação com a floresta que se transforma em artesanatos utilitários, rituais, estéticos, decorativos e funcionais. É esse trabalho, feito por mestres artesãos que guardam dezenas de anos de conhecimentos originários o foco da Exposição "Arte do Homem Kayapó", que se inicia nesta terça-feira(14), no Espaço São José Liberto, às 18h30.

"A arte utilitária dos Kayapó reúne ferramentas,utensílios para uso doméstico,para carregar alimentos da roça, armas, instrumentos musicais... então, todo esse repertório produtivo foi a base para essa exposição focada na arte dos homens kayapó", explica Cleber Oliveira, do Instituto Kabu, curador da exposição.

VEJA MAIS 

"A exposição reúne, além de imagens, fotografias e textos, os próprios objetos que foram confeccionados. São mais de 60 objetos produzidos na floresta com baixo impacto ambiental e com alto valor cultural agregado", conclui Cleber.

A Exposição "Arte do Homem Kayapó" é realizada pelo Instituto Kabu, com apoio do governo do Estado, através das Secretarias de Desenvolvimento Econômico,Mineração e Energia (Sedeme) e Cultura(Secult), Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), além da Federação dos Povos Indígenas do Pará(Fepipa), Origens Brasil Xingu e Zurich.

 

Agende-se:

Exposição "Arte do Homem Kayapó"
De 14 a 26/06
Espaço São José Liberto
Visitação: terça a sábado,de 10h às 18h e domingos e feriados, de 10h às 14h

Cultura