Exposição em homenagem aos 400 anos de Belém se despede com programação especial
Bate-papo reúne curador Emanuel Franco e pesquisadora Dayseane Ferraz, com vagas limitadas
Após mais de três meses em cartaz, a exposição “Uma Belém no Olhar de Alguém” entra em seus últimos dias no Centro Cultural Banco da Amazônia, no bairro da Campina, em Belém. A programação de encerramento ocorre nesta quarta-feira (29), às 17h, com a mesa “Ações curatoriais”, aberta ao público e com entrada gratuita.
VEJA MAIS
Participam do debate o curador da exposição, o artista visual Emanuel Franco, e a pesquisadora Dayseane Ferraz, responsável pelo texto curatorial. Interessados em participar devem preencher um formulário disponível no link na bio das redes sociais do espaço. As vagas são limitadas.
A iniciativa propõe levar o público para além das imagens, aproximando-o dos bastidores da exposição. O encontro também vai abordar os dispositivos de mediação cultural que atravessam a experiência expositiva - elementos muitas vezes invisíveis, mas fundamentais para a construção de sentido por parte do público.
Dayseane define o texto curatorial como uma forma de mediação que organiza, provoca reflexões e amplia os sentidos das imagens para o público. “O texto não se limita à descrição, ele constrói uma linguagem capaz de mobilizar o espectador para a proposta curatorial”, afirmou.
Segundo ela, a partir da análise das obras, o trabalho buscou identificar diferentes sentidos nas fotografias, entendidas não só como registros, mas como interpretações da cidade. Ela enfatiza que cada artista apresenta um olhar próprio sobre Belém.
“Trata-se de olhar a cidade para além da superfície da imagem, compreendendo as dinâmicas históricas e culturais que estruturam esse território”, apontou.
Ao longo de sua programação paralela, a mostra promoveu três mesas redondas com fotógrafos participantes, criando um espaço de escuta e troca sobre processos criativos e percursos profissionais. No último encontro, realizado no dia 11 de abril, também foi lançado o catálogo da exposição, consolidando o projeto como registro desse conjunto de visões sobre Belém.
A iniciativa é uma realização do Governo Federal, com patrocínio do Banco da Amazônia. Onde tem patrocínio, tem Governo do Brasil.
MOSTRA
Concebida como uma homenagem aos 400 anos de Belém, que ocorreu em janeiro deste ano, a exposição articula imagens do cotidiano, do patrimônio histórico e das paisagens ribeirinhas. A proposta parte da construção de um panorama que busca contemplar a diversidade de experiências urbanas, reunindo fotógrafos com trajetórias consolidadas e novos olhares.
“Essa produção fotográfica é extremamente relevante no nosso Estado e merece ser cada vez mais valorizada”, destacou o curador Emanuel Franco.
A mostra reúne 35 imagens de 21 fotógrafos paraenses e pode ser visitada até o dia 3 de maio. Participam da exposição Alexandre Baena, Andréa Noronha, Bizi, Celso Lobo, Déia Lima, Fabíola Tuma, Fatinha Silva, Guy Veloso, Iza Girard, Janduari Simões, Marcelo Vieira, Maria Cristina Gemaque, Mariano Klautau Filho, Marise Maués, Nádia Borborema, Patrícia Brasil, Renato Neves, Rosana Uchôa, Rosário Lima e Valério Silveira, além de Wagner Santana, repórter fotográfico do jornal O Liberal.
Serviço:
Exposição ‘Uma Belém no Olhar de Alguém’
Local: Centro Cultural Banco da Amazônia (CCBA) – Belém
Encerramento: 3 de maio de 2026.
Mesa redonda: Ações curatoriais
Data: 29 de abril (quarta-feira)
Horário: 17h
Entrada: gratuita
Formulário de inscrição:
https://forms.gle/wAhx3DWEzWFw6r2p6
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA