Exposição de figurinos e recitais na programação de reabertura nesta quarta
Alunos de ópera cantam em foyer do local, que recebe mostra celebrativa aos 20 anos do Festival de Ópera
A reabertura do Theatro da Paz segue preenchendo todos os seus espaços com toda a arte que envolve a história do lugar. Nesta quarta-feira, 25, a programação continua com apresentações de sete alunos de canto do Curso de Formação em Ópera, além da abertura da exposição imersiva “Ópera Viva - 20 Anos do Festival de Ópera do Theatro da Paz”.
A mostra é composta por figurinos que celebram os 20 anos do Festival de Ópera, e junto às apresentações, celebram a abertura do foyer do Theatro da Paz. As apresentações dos alunos serão feitas em três sessões: às 17h, às 18h e às 19h.
O recital lírico terá as vozes de Ione Carvalho, Lys Nardoto, Márcio Carvalho, Emanuelle Monteiro, Alessandro Brito, Elizabeth Moura e Simone Seruya. Os alunos serão acompanhados pela pianista Ana Maria Adade, que estreia o novíssimo piano de cauda do foyer do Theatro da Paz.
Serão três recitais de 45 minutos, visto que o foyer do teatro tem capacidade para 40 a 50 pessoas por apresentação. Não haverá ingresso na bilheteria, pois serão distribuídos por ordem de chegada na modalidade ingresso social, com a doação de 1 quilo de alimento não perecível.
Cada aluno vai cantar uma ária de óperas distintas, e no final haverá duas árias de La Traviata, seguidas de um dueto dos protagonistas Violetta Valery com Alfredo Germont para encerrar o recital. Para Jena Vieira, diretora artística do Festival de Ópera, a formação de novas gerações de cantores líricos é um orgulho que compensa toda a dedicação e esforço para lapidar talentos, como ela vem fazendo há oito anos.
Figurinos que se movem e cantam
A exposição temporária de figurinos fica aberta à visitação até 31 de outubro. Os manequins que vestem os trajes são feitos de miriti e jupari, concepção de Glauce Rocha. Os manequins não estarão no chão, e sim içados, de forma aérea, dando uma visão lúdica, mostrando uma concepção de que a arte está acima de tudo.
As roupas são de vários personagens das óperas já realizadas ao longo dos vinte anos de festival, e cada uma está acompanhada de um QRCode, que dá acesso a informações sobre as montagens, assim como vídeos dos figurinos em ação.
A exposição tem sete figurinos que se movem e cantam, e mais 20 figurinos fixos, do acervo do Festival de Ópera. A mostra quer celebrar os 20 anos do Festival de Ópera do Theatro da Paz dando vida à sua história.
Daniel Araújo, diretor do local, conta que as duas décadas estão ali representadas, mas muito se perdeu ao longo do tempo pois os figurinos não vinham recebendo armazenamento adequado. Ele destaca que já tem trabalhado para mudar o local onde os figurinos são armazenados.
“O Theatro da Paz deve ser utilizado para a difusão cultural, para a democratização do acesso e fomento à cultura à população e para a consolidação de nossa riqueza e produção cultural local, nacional e até internacional. É importante que agora novamente aberto, ele se torne cada vez mais acessível”, declara Daniel.
O diretor destaca ainda que, com a reabertura do foyer, reformado e agora equipado com um novíssimo piano de cauda, o Theatro da Paz também passa a ter um espaço para apresentações de câmara.