Exposição 'Catarse de Devoção' de Paula Giordano celebra a fé e sacrifício no Círio de Nazaré
A abertura do evento irá ocorrer no dia 5 de outubro, às 19h, com entrada franca aos visitantes
A artista visual Paula Giordano vai inaugurar na quinta-feira, 5, uma exposição de fotografias intitulada “Catarse de Devoção”, às 19h, na Galeria Benedito Nunes, localizada no subsolo do Centro Cultural Tancredo Neves (Centur), no bairro da Batista Campos, em Belém. A mostra promete levar os visitantes a refletirem e apreciarem a devoção e os sacrifícios dos devotos de Nossa Senhora durante um dos maiores eventos religiosos do país, o Círio de Nazaré. O evento estará aberto ao público até o dia 28 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com entrada gratuita. O projeto foi contemplado com o Prêmio Branco de Melo 2023.
As fotografias expostas pela galeria são fruto de uma pesquisa iniciada por Paula há 11 anos, quando se pôs a investigar a profunda relação dos devotos com a corda que puxa a Berlinda, um dos maiores símbolos da festa religiosa. Para isso, ela precisou acompanhar de perto o fervor religioso emanado pelos promesseiros, observando-os no ato, enquanto cantavam, rezavam e faziam seus pedidos e agradecimentos, arrastando a corda que os entrelaçava por horas.
"Eu me debrucei em montar uma narrativa que leve em consideração as perguntas que me faço; as perguntas que instigam durante o contato com essa devoção dos promesseiros, a fé, a dor, que limites o corpo humano é capaz de alcançar", revelou a artista visual.
Com suas lentes sensíveis, Giordano buscou instigar as pessoas que costumam observar a passagem dos promesseiros, ou conhecidos carinhosamente como o “rio de gente”. Ela capturou de maneira poética dramática os devotos através dos seus sacrifícios, e trouxe a corda como uma das protagonistas da procissão.
"A expectativa para essa abertura é que as pessoas que à visitem se conectem com os sentimentos, as emoções que me motivaram a fazer o trabalho. Eu espero que crie um diálogo com o público sobre isso, que se conecte com as fotografias e vídeos que serão expostos", acrescentou a fotógrafa.
Em suas obras e projetos fotográficos autorais, Paula sempre buscou dialogar com a expressão de sentimentos e emoções, relacionados aos dilemas existenciais do ser humano, bem como trabalhos com viés documentais que investigam as relações do homem com o meio da religiosidade.
Ela possui obras nos acervos do Museu im Spital Grunberg, na Alemanha; Museu Nacional de Belas Artes, do Rio de Janeiro; Museu de Artes Plásticas de Anápolis/GO; Museu de Arte Sacra e a Galeria Theodoro Braga, em Belém.
Serviço
Exposição Catarse de Devoção, de Paula Giordano
- Inauguração: 5 de outubro;
- Horário: 19h;
- Local: Galeria Benedito Nunes, no subsolo do CENTUR, na Av. Gentil Bittencourt, 650;
- Visitação: segue aberta até dia 28 de novembro, de segunda sexta, sempre das 9h às 17h;
- Entrada franca.