MENU

BUSCA

Exposição apresenta D. Maria II: princesa do Grão Pará e rainha de Portugal

A proposta relembra os 200 anos de nascimento da rainha D. Maria II e as relações culturais luso-amazônicas do século XIX

João Thiago Dias

A vida e a história de D. Maria II, princesa da província mais importante do Brasil Imperial, o Grão-Pará, e segunda mulher a ocupar o trono de Portugal, é contada em uma exposição com entrada franca em Belém.

Intitulada "Maria da Glória: Princesa do Grão-Pará e Rainha de Portugal" a exposição foi aberta na noite desta segunda-feira (14), às 19h, na sede do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP), na Cidade Velha.

A proposta relembra os 200 anos de nascimento da rainha D. Maria II e as relações culturais luso-amazônicas do século XIX. Na área expositiva, duas salas no andar térreo do IHGP, integradas ao espaço da capela existente no prédio. 

A história da rainha será narrada por meio de painéis expositivos, com imagens e textos, fragmentos de cartas e peças do acervo permanente do Instituto, como o busto de D. Maria II, um painel de D. Pedro I, além de mobiliário do período imperial no Brasil.

Curadoria

Os professores da UFPA, Maria de Nazaré Sarges, Diretora da Cátedra Camões, I.P. | UFPA, e Aldrin Moura de Figueiredo, coordenador do Grupo de Pesquisa em História Social da Arte, são os curadores.

A professora Maria de Nazaré Sarges destaca o caráter inédito da exposição: “Desconheço outra exposição, dessa natureza, ter ocorrido no Brasil. D. Maria II foi uma rainha que, antes do seu reinado, recebeu o título de princesa da província mais importante do Império à época a do Grão-Pará. Acredito que uma exposição é a melhor forma de contar a sua história”. 

Segundo a professora, há, ainda, planos de tornar a exposição itinerante por outras cidades brasileiras, especialmente as que tem cátedras apoiadas pelo Instituto Camões.

A expografia é da doutoranda Thais Zumero Toscano e do mestrando Luis Augusto Barbosa Quaresma, ambos discentes do Programa de Pós-Graduação em História (PPHIST) da UFPA, e a montagem é do artista plástico José Fernandes (Zoca).

SERVIÇO 

Exposição "Maria da Glória: Princesa do Grão-Pará e Rainha de Portugal"
Entrada Franca
Data: de 15 a 29 de outubro 
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h
Local: Instituto Histórico e Geográfico do Pará - Rua D’Aveiro Cidade-irmã, 62, Bairro Cidade Velha
Visitas guiadas: O agendamento deve ser feito diretamente com o Instituto Histórico e Geográfico do Pará por telefone (91) 3085-4801

Cultura