MENU

BUSCA

Ex-BBB é alvo de protestos de movimento negro; saiba mais

A atriz piauiense Gyselle Soares está no centro de uma polêmica por conta do tom de sua pele

O Liberal

A atriz piauiense Gyselle Soares está no centro de uma polêmica por conta do tom de sua pele. Ela, que foi vice-campeã do “Big Brother Brasil 8”, está em cartaz no teatro como a protagonista da peça “Uma Escrava Chamada Esperança”, que conta a história de Esperança Garcia, escrava piauiense que denunciou seus algozes ao governador e se tornou a primeira advogada do estado.

A escolha da ex-BBB causou reação do movimento negro do Piauí. Na estreia do espetáculo, na noite de terça-feira, 12 de outubro, no Teatro 4 de Setembro, em Teresina, aqueceu os protestos nas redes sociais e entre os integrantes do movimento. 

Halda Regina, presidente do Instituto Ayabás, chamou à atenção para o “embranquecimento” de Esperança Garcia: “Temos poucas referências de luta pela questão negra no Piauí. É grandioso demais ter Esperança Garcia, uma mulher escravizada que se tornou advogada através da coragem que teve de reclamar de todos os maus-tratos, sendo interpretada por uma atriz de pele clara, para não dizer branca”, frisou ela ao Cidade Verde.

Cultura