Dia Mundial do Cosplay terá eventos em Belém e Abaetetuba para os geeks
O World Cosplay Day será na Praça Batista Campos e o Anima Experience no colégio São Francisco Xavier
Os hérois de HQ's e personagens de animes fizeram a alegria das famílias nesta manhã na praça Batista Campos. O público geek participou neste domingo, 25, do "World Cosplay Day na Praça" realizado nesta manhã, na Praça Batista Campos, em Belém. O evento reuniu aproximadamente 150 pessoas que viram uma competição que elegeu e premiou o melhor cosplay, e ainda teve quiz, músicas temáticas, encontro de grupos e cosplayers independentes. Para participar, os interessados doaram material de limpeza que será entregue para o abrigo de animais Au Family. O evento é organizado pela Comic Pará Fest e Liga Cosplay Pará.
“Foi muito bom a gente fez um grande evento de cosplay independente. O Dia Mundial do Cosplay é comemorado no último domingo de agosto ação e fizemos com uma ação beneficente para arrecadar materiais de limpeza para AU Family, como detergentes, sabão em pó, jornal velho e vassoura”, avaliou o membro da Liga Cosplay, Breno Pereira, que se vestiu de Capitão América. Cerca de 45 cosplayers compareceram à praça e foram assediados por fotos pelo público visitante.
A médica veterinária Caroline Costa, 24 anos, vestida de Power Ranger rosa encantou Alice. “A minha intenção de fazer cosplay sempre foi fazer algum benefício para causa social e por isso participamos de eventos no Hemopa, a Liga Cosplay está envolvida na visita de crianças internadas nos hospitais infantis, o nosso objetivo é agradar as crianças também. Além de se divertir com um personagem que a gente gosta, o objetivo é agradar as crianças”, disse.
COSPLAY - A palavra 'cosplay' surgiu da união das expressões em inglês costume (fantasia) + play (brincar). A atividade consiste em se vestir como personagens da cultura nerd ou geek. Uma das presenças no evento foi o grupo de cosplayers "Os Power Rangers de Belém". O intérprete do ranger vermelho Nelson Kataoka explica que esses eventos acabam agradando não só aos geeks, mas chamam atenção também das famílias e, particularmente, do público infantil. "Adoramos sair em grupo e dar uma alegria não só aos fãs como também às crianças e seus pais. Fico muito feliz que esses eventos em Belém só cresceram dos anos para cá, onde nós fãs de cultura pop podemos sempre nos encontrar e também conhecer novas pessoas para ter conversas em comum", explica.
Já a segunda iniciativa promete alegrar os adeptos do segmento na cidade de Abaetetuba, no nordeste paraense: o Anima Experience, das 9h às 18h, no Colégio São Francisco Xavier, em Abaetetuba. A programação promove, além do cosplay, disputas de games como Free Fire e League of Legends, animes, mangás, atividades de k-pop, gincanas, o tradicional estilo de cafeteria japonês maid café, sorteios e estandes de vendas. Os ingressos custam R$15, mas, durante o evento, as taxas foram adaptadas para que todos paguem meia-entrada. Os ingressos podem ser adquiridos nas empresas Toty Games, Clei Games, John Lennon Laches e Agrocentro.
Personagem conhecido do público paraense, o playboy e filantropo interpretado por Adriano Santigo, o Tony Stark paraense, está com presença confirmada no Anima Experience. "Estou empolgado pra participar porque esse vai ser o primeiro evento que vou fazer fora de Belém e é muito legal esse reconhecimento do meu trabalho", explica. Para ele, eventos como esse, voltados para o público geek, são revigorantes. "É importante o carinho do público, das crianças, quando alguém me dá um abraço... Tudo isso me faz muito bem", pontua.