MENU

BUSCA

Evento mundial Make Music oferece oficinas de prática musical gratuitas em Belém

Celebração ocorre em mais de 800 cidades, em 120 países

Redação Integrada

Os amantes da música em todo o mundo terão um momento de conexão ao longo desta semana. Trata-se do Make Music, celebração mundial dedicada à música que promove shows e aulas gratuitas em mais de 800 cidades em 120 países. O Brasil teve uma participação expressiva no ano passado, sendo o segundo em número de evento. Este ano expectativa é que chegue à liderança.

Em Belém, o Make Music ocorre por meio de oficinas temáticas. Serão seis no total, realizadas entre o dia 17 e 22 de junho, sempre às 16h, na loja Pro Music (Av. João Paulo II, 1934). As atividades são: “O Banjo e o Carimbó”, no dia 17; “O Papel da Percussão na Sociedade”, no dia 18; “Técnica Vocal” e “A Tecnologia à Serviço da Música”, no dia 19; “A Guitarra na Música Brasileira”, no dia 21; e “Vida Musical”, no dia 22. Todas são gratuitas.

O Make Music nasceu na frança, por meio da Fête de la Musique francesa, e se tornou um evento mundial reunindo músicos, professores e público em geral, para aprender e ouvir música gratuitamente. Dessa forma, a iniciativa é uma oportunidade para quem deseja aprender música ou participar de uma campanha mundial de conscientização sobre a importância da música na vida das pessoas.

No Brasil, o Make Music é realizado pela Anafima (Associação Nacional da Indústria da Música), recursos da NAMM Foundation e apoio da Música Esperança. Serão centenas de apresentações, workshops e demonstrações gratuitas acontecendo em todo o país.

O objetivo da ação é aumentar o interesse no aprendizado de música e demonstrar a importância dela para jovens, adultos, profissionais e pessoas com algum tipo de necessidade especial. Os organizadores esperam mobilizar 800 horas de aulas de música durante a semana em todo o país.

Os especialistas são unânimes em dizer que a exposição à diversidade de músicas e o aprendizado musical deve ocorrer desde a educação infantil. De acordo com a revista americana Scientific American, estudantes do ensino médio com o mínimo de quatro anos de educação musical têm uma performance escolar 40% maior do que os alunos que estudaram música por um período de seis meses a um ano.

Nesse cenário, iniciativas como o Make Music tornam-se ainda mais importantes em países como Brasil, tendo em vista que a música não consta como disciplina nas escolas do país, e a maioria dos estudantes não possui acesso aos seus fundamentos.

Serviço:

Make Music Brasil - Belém

Oficinas temáticas: 

Dia 17/06: O Banjo e o Carimbó – com Diego Xavier

Dia 18/06: O Papel da Percussão na Sociedade – com Heraldo Santos, Marcio Jardim e Felipe Lourinho

Dia 19/06:  Técnica Vocal – com Dayse Addario

A Tecnologia à Serviço da Música – com Ziza Padilha

Dia 21/06: A Guitarra na Música Brasileira – com Kareca Braga

Dia 22/06: Vida Musical – com Kim Freitas e Tiago Belém

Horário: sempre às 16h

Local: Loja Pro Music (Av. João Paulo II, 1934)

Entrada gratuita

Cultura