MENU

BUSCA

Espetáculo 'Tempestade', com Júlia Lemmertz, chega aos palcos do Theatro da Paz nesta quinta

Atriz renomada chega para duas apresentações de adaptação de Shakespeare no Theatro da Paz, hoje e amanhã, 2 a partir das 20h

Thainá Dias

Um dos maiores clássicos do teatro mundial ganhará o palco do Theatro da Paz com grande elenco nesta quinta-feira, 1 e sexta-feira, 2, a partir das 20h. O espetáculo “Tempestade” é uma adaptação de “A Tempestade”, de William Shakespeare. A peça conta com a renomada atriz Júlia Lemmertz e mudou o gênero dos personagens protagonistas que eram homens para mulheres. A mudança fez com que a peça aprofundasse questões que já estavam presentes no texto original, mas em segundo plano.

VEJA MAIS

Rainha das Rainhas 2024: Fernanda Costa, de 21 anos, é a candidata da Assembleia Paraense; conheça
A candidata da AP é formada em odontologia, é bailarina e estuda teatro desde os 10 anos

Relembre os principais personagens da carreira da atriz Jandira Martini
Com grandes trabalhos na TV e no teatro, a atriz tratava um câncer

Espetáculo 'O Fantástico Mistério de Feiurinha' é encenado gratuitamente em Colares
Encenação faz parte das comemorações de 30 anos do grupo Luzes

Alguns dos temas abordados na adaptação é sobre poder, patriarcado, gênero e etnia. Shakespeare levantou discussões e reflexões importantes na obra, necessárias mais ainda nos dias de hoje. Vale destacar ainda que as personagens femininas invisibilizadas na peça original ganharão vida e voz. Nessa adaptação, a bruxa Sycorax e a Princesa Claribel, que no texto original são apenas mencionadas pelos personagens masculinos, ganham corpo e voz nas atuações de Ariane Souza e Luiza Loroza, respectivamente.

Na história, Próspera sofre um golpe de Estado do próprio irmão justamente quando precisou se afastar do ducado para cuidar da filha recém-nascida, Miranda. Para fugir de um destino cruel, mãe e filha são forçadas ao exílio em uma ilha mágica, onde aprendem os poderes da floresta, sendo essa uma metáfora ao resgate da alma feminina. Júlia Lemmertz e Luiza Lemmertz, mãe e filha na vida real, atuam juntas pela primeira vez no teatro, interpretando mãe (Próspera) e filha (Miranda) na ficção.

Além de Julia, integram o elenco os atores e atrizes Ariane Souza, Augusto Trainotti, Luiza Loroza e Luiza Lemmertz, sob a direção de Aluizio Abranches. A obra se passa numa ilha mágica. Personagens humanos se misturam com personagens encantados. Uma tempestade é invocada através de um ritual de magia. Um acerto de contas do passado resgata o tempo. A vida olhada pela poesia de Shakespeare: “Somos todos feitos da mesma matéria que os sonhos são feitos, E nossa vida breve é circundada por um adormecer”.

O espetáculo que foi um sucesso no Rio de Janeiro, sempre com casa cheia, chega a Belém com expectativa de conhecer um novo público. Segundo Júlia, um comentário geral do público é que a peça conseguiu adaptar o clássico para temas da atualidade sem perder a essência da coloquialidade e da poesia de Shakespeare.

 

Cultura