MENU

BUSCA

Espetáculo teatral 'Tem um Rio na Biblioteca' é apresentado em escolas públicas

A peça será apresentada a partir desta quinta-feira (18) em escolas públicas no município de Água Azul do Norte, sudeste paraense

O Liberal

Estudantes de escola pública do município de Água Azul do Norte, na região sudeste do Pará, terão a oportunidade de assistir o espetáculo “Tem um Rio na Biblioteca” gratuitamente a partir de hoje (18) até a próxima quarta-feira (24). No total serão oito apresentações que pretendem atingir mais de mil estudantes.

A peça da Companhia da Cultura, que já foi vista por mais de 10 mil crianças desde 2019, será apresentada dentro das escolas. No roteiro da peça bem humorada e didática os personagens mostram de maneira lúdica as possibilidade de ajudar o planeta enfrentando a poluição.

Os personagens Zizi e Vavá mostram às crianças reflexões sobre os cuidados com o meio ambiente, como o uso da água potável, combate aos agrotóxicos, os 5 “R” (repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar), saneamento básico e sustentabilidade. A ideia é que esses conceitos sejam facilmente assimilados pelas crianças fazendo com que repensem e adquiram novos comportamentos cotidianos.

Durante essa jornada os personagens encontram nos livros as soluções para salvar o planeta e se encantam com o poder da leitura. As histórias ilustram a diferença que o conhecimento faz e incentiva as crianças ao maior contato com os livros. A peça com duração de 50 minutos tem classificação indicativa de seis a 12 anos e o patrocínio da Bemisa.

Para diretora da Companhia da Cultura, Daniele Torres, realizadora do espetáculo comenta "Apresentar este espetáculo para crianças em Água Azul do Norte é muito importante, afinal, estamos falando de um município que tem importantes nascentes de rios e nosso espetáculo quer dialogar com as novas gerações, de forma lúdica e divertida, sobre como cuidar dos rios, das águas e preservar o meio ambiente. Tudo isso incentivando a leitura e formando público para o teatro! É um intercâmbio muito significativo para nós", declarou.

Ela ressalta que as crianças refletem sobre as ações humanas e as consequências que poderão ocorrer se continuarmos com a degradação do nosso planeta. “De forma lúdica e alegre, contribuindo também para a saúde mental e emocional das crianças, a realização é um importante passo para a transformação de hábitos de cidadãos responsáveis e comprometidos com a sociedade em que vivem”, assegura.

Torres destaca ser muito importante voltar às atividades culturais presenciais após tanto tempo de isolamento social, por causa da pandemia de covid-19. Para que a exibição do espetáculo não gere riscos, a equipe pede que as crianças se posicionem com o distanciamento social, com máscaras, em espaços abertos e com ventilação. Ao final do espetáculo, as crianças serão retiradas do local da apresentação para que a equipe faça a desmontagem. Não será permitido abraçar ou fotografar o elenco de perto.

Cultura