MENU

BUSCA

Espetáculo faz críticas às relações trabalhistas

Grupo Gemte inicia temporada com a peça "Quem Vai Pagar o Pato?", no Casarão do Boneco

Lucas Costa

Três galinhas são sequestradas de sua terra com a promessa de uma vida melhor. Este é o ponto de partida do espetáculo “Quem Vai Pagar o Pato?”, do Grupo Experimental de Teatro Gemte, que será apresentado de 24 a 26 de maio, sempre às 20h, no Casarão do Boneco.

Com direção de Lú Maués e Keila Sodrach, o espetáculo traz características do Teatro de Rua satírico, de caráter farsesco, e que leva à cena a trajetória Minorca, Conchinchina e Dominique, três galinhas sequestradas de sua terra. Elas são levadas a um curral onde vivem a trabalhar, sendo subjugadas aos mandos e desmandos de um patarrão salafrário, Putrião Peposaca, que as explora até a exaustão.

“Todos os personagens são animais, e fazemos uma analogia ao social, sobre o abuso de poder, abuso do trabalho. Como a gente lida com os animais, acaba se tornando muito atrativo para crianças também, então é um espetáculo para todos os públicos”, conta Lú.

Na narrativa, o vilão Putrião tenta implantar a ideia de que as galinhas são capazes de produzir ovos de ouro, e quando esse dia chegar as aves deixarão de ser cativas para ocupar uma posição igual a dele. No entanto, Minorca, uma galinha muito esperta, desconfiada da demagogia do pato falastrão, passa a questionar a situação e tenta despertar suas irmãs, para suas verdadeiras condições e incitá-las a liberdade.

O espetáculo traz uma fala de empoderamento e conscientização da classe trabalhadora sobre o contexto político-social atual, onde a exploração no trabalho é cada vez mais comum.

A peça estreou em 2018, durante um festival de teatro de rua, em Belém. Lú conta que o processo de criação levou cerca de três meses. O elenco de “Quem Vai Pagar o Pato?” é composto por Yuri Granha, Marvin Muniz e Wagner Guimarães; e uma curiosidade sobre a peça é que ao longo dos três dias da temporada, os atores trocam de papel, dando novos ares às performances.

Lú explica que a mudança acaba fazendo com que o espetáculo não seja apenas um, mas três diferentes; considerando que cada ator dá faz o personagem da sua maneira, empregando energias diferentes.

Agende-se:
Espetáculo "Quem Vai Pagar o Pato?"
De 24 a 26 de maio, às 20h
Local: Casarão do Boneco (16 de Novembro, N 815 - Cidade Velha).
Ingressos: R$ 20, com meia entrada para estudantes

Cultura