MENU

BUSCA

Escritores paraenses ganham prêmio nacional Baobá em Fortaleza

O Prêmio Baobá é batizado pela imprensa de São Paulo como “O Oscar dos contadores de histórias”

Thainá Dias

O Prêmio Baobá, batizado pela imprensa de São Paulo, como “O Oscar dos contadores de histórias”, é um troféu concedido a contadores de histórias, escritores, editoras, instituições de Ensino e organizações que fomentam e fortalecem a arte narrativa, a Literatura e a leitura no Brasil. Dois paraenses foram contemplados na edição de 2023. São eles, o poeta e escritor, Antônio Juraci Siqueira, e o Mestre Simeão, escritor morador das Ilhas de Belém. A premiação foi realizada na última quinta-feira, 19, no auditório da Editora Imeph, em Fortaleza.

VEJA MAIS

Poeta paraense Juraci Siqueira é patrimônio cultural vivo
O autor recebeu a honraria pela Faculdade de Letras da UFPA, pelo conjunto de sua obra

Projeto que homenageia escritor Juraci Siqueira vence maior prêmio de arte-educação do Brasil
O “Projeto Teatral Canoeiros e Canoeiras das Palavras: construção cênica ‘O Menino que ouvia estrelas e se sonhava Canoeiro’” foi o vencedor do prêmio

Projeto de arte-educação de Marabá recebe prêmio nacional do segmento
A iniciativa de uma professora da zona rural envolveu docentes, alunos e pais no projeto que homenageou a obra de Juraci Siqueira

Para o escritor Antônio Juraci Siqueira, receber prêmios como esse sempre é motivo de muita alegria, principalmente pelo reconhecimento na região Norte. “Esse prêmio é diferenciado por se tratar de ser direcionado para contadores de histórias do Brasil inteiro, então estar junto dos paraenses que foram contemplados me mostra que estou no caminho certo”, afirmou o escritor. Antônio destacou ainda que costuma dizer que “não podemos perder prêmios e homenagens, temos que aceitar honrados”.


O poeta também representou o paraense Mestre Simeão, que por motivos de saúde, não pôde estar presente na noite da premiação.

 

Cultura